Ações da Secretaria de Esportes garantem promoção à saúde gratuita no município

A Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, criada no ano de 2017, implementa políticas públicas voltadas para o esporte de participação e comunitário. O objetivo principal é promover o bem-estar e a saúde preventiva dos munícipes. Os projetos Academia Camará e Camaragibe em Forma, oferecem, de forma gratuita nas cinco RPAs do município, aulas de musculação, pilates solo, zumba, treinos de funcional, entre outros. 

O projeto é muito válido porque estimula a gente a fazer outros tipos de exercício, antes só usávamos a praça para fazer caminhada. Nós saímos do sedentarismo, do comodismo, do não querer fazer nada e ganhamos empolgação, especialmente com os professores que são ótimos. Eles nos dão muito apoio e incentivo”, explica Élida Mendes, aluna de musculação do Polo Maria Amazonas desde que iniciou suas atividades.

“Quando a Secretaria de Esportes deu início às suas atividades, contávamos com apenas seis servidores, não tínhamos equipamentos, nem sequer um espaço próprio para funcionamento. Atualmente, temos 43 funcionários e três Academias Camará, resultado do avanço alcançado em nossa gestão. A demanda cresce à medida que expandimos nossos projetos para atender a necessidade de todos”, ressalta Anderson Rangel, secretário de esportes.

Projeto Academia Camará

No auge dos seus 91 anos, Amara Bezerra utiliza a Academia Camará, em Tabatinga, para continuar ativa, realizando atividades físicas diariamente. “Frequentar a academia mudou a minha vida, sou aluna há dois meses e hoje me sinto mais resistente para fazer as atividades domésticas. Antes eu não conseguia nem vestir minhas roupas com mangas, pois meus braços doíam, mas agora, já consigo levantar os braços sem dores. Os dois professores são muito atenciosos e me ajudam demais e nos dias em que não venho, eu faço exercícios em casa”, destaca.

A Faculdade de Enfermagem, da Universidade Estadual de Campinas, realizou uma pesquisa, em 2018, que vai de encontro com a realidade da moradora do bairro da Tabatinga. Esse estudo demonstra que a prática regular de exercícios físicos entre idosos contribui tanto para a prevenção e a redução de dores, quanto atua na promoção do envelhecimento ativo.

O Guia de Atividade Física do Ministério da Saúde recomenda que pessoas idosas devem praticar, ao longo da semana, pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de maior intensidade. A prática desses exercícios ajuda na prevenção, no controle e no tratamento de doenças crônicas, como câncer, depressão, doenças cardíacas, diabetes tipo 2, entre outros. Essa última, é um dos fatores de risco para o AVC, situação que aconteceu com Jorge Luiz, também aluno do Polo Tabatinga.

Foi há seis anos atrás, fiquei com sequelas, tive artrose nas pernas, nos braços e nos quadris, o que me causou dificuldades de locomoção e tive que andar de bengala durante um tempo. Cheguei a pesar 83kg e fiz tratamento de fisioterapia no IMIP, onde me recomendaram fazer exercícios físicos para melhorar minha locomoção. Hoje, eu não ando mais de bengala, perdi 5kg, estou ganhando massa muscular e me sinto muito bem. Para mim, essa academia foi uma das melhores coisas que a prefeitura fez”, conta o idoso de 61 anos.

“Atualmente, as Academias Camará dispõem de aulas de musculação em três pontos da cidade, localizados no Parque Municipal de Camaragibe, no Terminal de Tabatinga e na Praça Santa Rita de Cássia. Todas as aulas são ministradas por professores de educação física devidamente experientes e qualificados”, explica Anderson Rangel, secretário de esportes. O projeto foi criado em 2021 e suas atividades são realizadas nos turnos da manhã e da noite, com seis aulas por turno, e cada uma com duração de 40 minutos e com capacidade para 30 alunos.

Projeto Camaragibe em Forma

Maria Madalena, de 60 anos e que vive com diabetes, é deficiente visual de um olho e tem baixa visão no outro, explica como a prática de exercícios físicos foi fundamental para superar seu diagnóstico e melhorar significativamente sua saúde. Antes, a moradora do bairro do Timbi tinha dificuldades para andar, dependia de uma bengala para se locomover. Hoje, graças à ginástica, todas essas limitações foram superadas gradativamente.

Quando soube que aqui estava inaugurando, tive interesse, na época, eu pesava 110kg. Faz um ano que sou aluna desse polo e peso 95kg e não uso mais bengala. Eu saio daqui para dançar, porque antes eu não dançava, consigo deitar no chão e dobrar meus joelhos, pois antes eu também não conseguia, tudo isso graças a ginástica. Eu só tenho a agradecer por esse projeto que a prefeitura e secretaria têm proporcionado, e espero que chegue em mais comunidades e que não fique restrito apenas a essa gestão”, pontua.

O projeto Camaragibe em Forma, criado em 2022, oferece treinos de funcional em 14 polos de atividades, com turmas distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite. As atividades desse projeto contemplam vários bairros da cidade, entre eles: Vale das Pedreiras, Bairro Novo, Borralho, Aldeia, Alto do Santo Antônio, Tabatinga, Timbi, São João/São Paulo, Santana, Santa Terezinha, Vila da Fábrica. 

Horários e funcionamento 

A Secretaria de Esportes de Camaragibe estimula os moradores a frequentarem as academias públicas da cidade, para facilitar o acesso, são oferecidos horários de funcionamento variados e flexíveis, contemplando os três turnos do dia e para todos os públicos.

Com o apoio dos instrutores e profissionais da secretaria, as academias funcionam de segunda a sexta-feira em dois períodos: durante a manhã, das 5h30 às 9h30; e durante a tarde/noite, das 17h às 21h. Aos sábados, elas funcionam apenas durante a manhã, das 6h às 10h. Ao todo, são oferecidas 1080 vagas distribuídas em 36 aulas diárias.

Para ter acesso às aulas, basta entrar no aplicativo Mude Yoga e Fitness, disponível no Play Store e na App Store, e fazer a sua inscrição diariamente. Para mais informações sobre as inscrições diárias nas aulas, assista o vídeo abaixo: 

“Os equipamentos e os treinos são gratuitos e abertos a toda população. Estamos empenhados em ampliar o número de academias para atender novas áreas da cidade, promovendo mais saúde e qualidade de vida para o município”, enfatiza Daniel Barreto, secretário executivo de esportes.

Reportagem por John Willian de Santana

Publicado em 27 de novembro de 2024

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO