Camaragibe

Camaragibe é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Pertence à Região Metropolitana do Recife, sendo o município mais populoso e o oitavo de Pernambuco.
Elevação: 55 m
Região metropolitana: Recife
Prefeita: Dra. Nadegi Queiroz (PSDC)
Vice-Prefeito: Délio Júnior
Fundação: 1982
Aniversário: 13 de maio
Distância até a capital: 16 km
Unidade federativa: Pernambuco
População Total: 158.899 (2020)

Camaragibe é um nome indígena, de origem tupi, que carrega em seu significado as plantas camarás que na cidade brotavam. A área onde hoje localiza-se o município era povoada por indígenas até a chegada dos portugueses, liderada pelo militar Duarte Coelho no século XVI. As terras eram utilizadas para a exploração do pau-brasil e, posteriormente, foi usada para a produção da cana-de-açúcar. Foi com esses cultivos que a cidade se destacou e tornou-se importante na história do Brasil e na construção da civilização pernambucana.O município se fortaleceu ainda mais com o surgimento dos engenhos na cidade. Fundado em 1549, o Engenho Camaragibe foi considerado um dos mais ricos da região, até a invasão holandesa. Foi com Maria Anita Amazonas Mac Dowell, que o Engenho Camaragibe se tornou ainda mais conhecido nos dias de hoje. A dona Maria Amazonas residiu na casa grande do engenho, casou-se com Samuel Macdowell e contribuiu na construção do Seminário Cristo Rei e do Convento das Carmelitas, entre 1949 e 1956.

Entre 1891e 1895 foi implantada a Fábrica de Tecidos, CIPE, pelos engenheiros Carlos Alberto de Menezes e Pierre Collier, este último teve seu nome dado a uma das principais ruas da cidade. A fábrica de tecidos foi primordial para o crescimento do município. Hoje, o local onde se encontrava a fábrica foi denominado Vila da Fábrica, pois, segundo pesquisadores e historiadores, foi onde os operários residiam. Esta foi a primeira vila operária da América Latina.

No período colonial, o município possuía quatro açudes: o São João, conhecido por Queda d’Água, Flamengo, Timbi e São Beto, mais conhecido por Balde. Hoje permanece apenas uma parte do Açude Timbi, encontrado no bairro homônimo. O açude abriga animais importantes para a fauna do município, como o jacaré do papo amarelo, garça branca, galinha d’água e cágado.

No dia 13 de maio de 1982 a cidade de Camaragibe foi finalmente emancipada do município de São Lourenço da Mata, tornando-se única e mais uma das principais cidades da Região Metropolitana do Recife. Após anos de autonomia, Camaragibe guarda muitos retratos de sua história de lutas e conquistas.