Políticas públicas para as mulheres começam a ser discutidas em conferências

A primeira de cinco pré-conferências aconteceu nesta quarta (18), na Câmara de Vereadores

Cinquenta e sete participantes estiveram na pré-conferência das mulheres de Camarabibe. Elas elencaram 44 propostas que vão ser apresentadas na Conferência Municipal que acontecerá nos dias 18 e 19 de julho. O encontro também elegeu 20 delegadas: 12 da sociedade civil e oito da gestão pública que vão representar a RPA01.

Falando em nome do prefeito de Csmaragibe, Diego Cabral, a vice-prefeita Comandante Débora abriu a reunião lembrando que a última conferência municipal foi realizada há seis anos, em 2019. “Esse é um momento de reconstrução que é fundamental. É importante destacar o simbolismo de começarmos nosso trabalho nesta Casa, a Câmara de Vereadores, onde, pela primeira vez contamos com três representantes mulheres. Nós estamos fortalecendo as discussões aqui no legislativo, trazendo o conselho e representantes da sociedade civil. Ninguém faz nada sozinho e, sobretudo, nada sobre nós, sem nós”, destacou Débora.

A vereadora Dra Daiana também participou da mesa de abertura e ressaltou a importância das conferências na construção de políticas públicas “Hoje nós vamos trabalhar para nós e para as mulheres que nem sabem que existem políticas de garantia de direitos para elas. A gente sabe a força e a participação das mulheres para a construção de leis que melhorem a vida de todos. O tema da conferência nos provoca a agir”, discursou a parlamentar.

Representando o Conselho Municipal, Marinalva Ferreira comemorou: “Quem bom que nós estamos aqui nesta Casa. A casa onde as leis são propostas e construídas”, disse se referindo à Câmara. O presidente da Casa, Paulo André, comprimentou as participantes, reforçando que a Casa vem aprovando projetos que beneficiam as mulheres, como a Lei Josenita Duda que proíbe a nomeação de condenados pela Lei Maria da Penha em cargos públicos no Executivo e Legislativo de Camaragibe e a Comenda Ana Rosa Nascimento.

A IX Conferência Municipal De Políticas para as Mulheres de Camaragibe segue as diretrizes estaduais. As propostas municipais serão encaminhadas à VI Conferência Estadual que tem o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas.” A Conferência Nacional está marcada para acontecer nos dias 29 de setembro e 01 de outubro.

Confira o Calendário.

IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES DE CAMARAGIBE

0201/0713h/17hEscola Municipal Santo Antônio
0304/0713h/17hEscola Municipal José Collier
0408/0713h/17hCMEI Judith Maria Brasil da Rocha – Tabatinga
0511/0713h/17hCRAS V – Vera Cruz
Municipal18 e 19/0708h/17hETE Alcides do Nascimento Lins

Publicado em 18 de junho de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO