Camaragibe é a primeira cidade de Pernambuco a pagar recursos da Lei Paulo Gustavo

Camaragibe foi a primeira cidade de Pernambuco a iniciar o pagamento dos recursos da Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, a fazedores de cultura do município. A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, começou as transferências nesta segunda-feira (20), após cerimônia comandada pela prefeita Doutora Nadegi, que reuniu o deputado estadual João de Nadagi, secretários e artistas locais no Cineteatro Bianor Mendonça Monteiro.

Ao todo, o município vai investir R$ 1,4 milhão no pagamento de artistas; recursos provenientes de uma parceria com o Governo Federal. Foram analisadas 153 propostas, especificadas nas áreas de artes plásticas; artes cênicas; música; patrimônio; literatura; cultura popular e espaços culturais. A lista completa pode ser conferida no Instagram da Fundação de Cultura. Em relação à lista de Apoio ao Audiovisual, 43 propostas foram analisadas.

Aniversariando hoje, a prefeita destacou que o melhor presente é assegurar o benefício aos fazedores de cultura da cidade. “É com o imenso prazer que anunciamos Camaragibe como a primeira cidade a pagar a Lei Paulo Gustavo. Esse é mais um compromisso da nossa gestão com o segmento, mostrando a potência da nossa cultura local. Gostaria de mencionar o empenho da Fundação de Cultura, que tanto faz por nossa cidade, zelando e conservando a integridade do nosso patrimônio cultural”, ressaltou a Doutora Nadegi.

“Pudemos contemplar quase 200 artistas além dos espaços culturais da nossa cidade. Camaragibe hoje entrega não só o que é de direito aos artistas, mas também entrega a dignidade para que os cantores, cirandeiros, produtores culturais e outros, que continuem realizando seus trabalhos de forma digna. É mostrar que aqui tem cultura e espaço para todos quem amam a arte e tradição local”, relatou a presidente da Fundação de Cultura, Prazeres Barros.

Publicado em 20 de novembro de 2023