Camaragibe é o primeiro município de Pernambuco a realizar Conferência de Direitos Humanos em 2025

O encontro vai eleger os delegados que levarão as propostas para as etapas estadual e nacional

Com quase 200 inscritos, Camaragibe iniciou nesta quinta, 21, a II Conferência Municipal dos Direitos Humanos. O município é o primeiro do estado que realiza a escuta e deve levar 15 delegados para a etapa estadual . A conferência nacional acontece em Brasília em dezembro.

Representando o prefeito Diego Cabral, a vice-prefeita, Comandante Débora, reafirmou o compromisso da gestão com a construção e fortalecimento de políticas públicas de forma democrática. “É sempre uma honra participar de uma conferência. É um espaço de diálogo, coletivo, necessário. Somos a primeira cidade, das quatro que sinalizaram, a realizar efetivamente essa discussão. Estão aqui reunidos, sociedade civil, representantes do governo, mulheres e homens que pensam política pública com compromisso. Discutir com vocês é fundamental”, afirmou Débora.

O secretário de Assistência Social, Marcos Leite, fez um balanço das conferências realizadas esse ano no município, e ressaltou a importância da de Direitos Humanos. “Apenas quatro, dos 184 municípios de Pernambuco sinalizaram que iriam fazer, e, até agora, só Camaragibe concretizou. Isso é preocupante, pois demonstra que não existe uma priorização em tratar do tema tão urgente e, cada dia mais, necessário que são os direitos humanos”, avaliou Marcos. O secretário disse ainda que o município já garantiu a participação na Conferência Nacional de Igualdade Racial que acontece entre os dias 15 e 19 de setembro.

O representante do Conselho Estadual dos Direitos Humanos de Pernambuco, Cláudio Pinho que é de Camaragibe, parabenizou a realização do encontro. “Estou muito contente e à vontade, pois estou em casa. Hoje vivemos todos os dias uma luta contra a violação dos direitos humanos¨, alertou Cláudio.

Os debates da II Conferência Municipal dos Direitos Humanos de Camaragibe, giram em torno do tema nacional “Por um sistema nacional de direitos humanos” e está dividida em cinco eixos temáticos: 1 -Enfrentamento das Violações e Retrocessos; 2 – Democracia e Participação Popular; Igualdade e Justiça Social; 4 – Justiça Climática, Meia Ambiente e Direitos Humanos; e 5 Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional.

Fotos: Carol Bezerrra/PMCg

Publicado em 21 de agosto de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO