Anúncio foi feito durante audiência pública para apresentação do projeto a representantes do poder judiciário e catadores
Concorrendo com outras 89 cidades do estado, Camaragibe foi uma das quatro selecionadas dentro do programa Recicla+ Pernambuco, do governo do estado, para implantar um programa inovador, que vai trazer qualidade e infraestrutura para os catadores que fazem coleta seletiva. A novidade foi apresentada pela secretária de Política Urbana, Habitação e Meio Ambiente, Amanda Matos, na manhã desta quarta-feira, 10, num encontro em que estavam presentes o procurador do Trabalho, Leonardo Osório, a promotora do Ministério Público, Camila Spinelli, a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Direitos Humanos, Juventude e Combate à Fome, dra Daiana e o secretário de Gabinete e Relações Institucionais, Neto Borba e dezenas de catadores.
O encontro teve a apresentação do Instituto Recicleiros, uma organização da sociedade civil (OSC), que implantou o Projeto de Incubadora de Coleta Seletiva em 14 cidades no Brasil. A proposta é capacitar catadores e catadoras de material reciclável para que se qualifiquem como empreendedores coletivos organizados em cooperativas e conquistem a emancipação sustentável de seus empreendimentos auxiliando na operação, administração e gestão. É uma forma de empreendedorismo social, que possibilita a criação de postos de trabalhos qualificados, com a educação ambiental para os catadores, que se mobilizam e engajam o resto da população.

“Em linhas gerais, a ideia é trazer para Camaragibe uma incubadora, que vai possibilitar estruturar as cooperativas, comprar equipamentos, e prestar consultoria por um ano construindo a modelagem de governança junto aos catadores que depois farão a administração da cooperativa”, explicou a e Política Urbana, Habitação e Meio Ambiente, Amanda Matos.
A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Direitos Humanos, Juventude e Combate à Fome, dra Daiana, informou que está acontecendo uma busca ativa para identificar todos os catadores que atuam em Camaragibe. “Esse trabalho vai ajudar a quebrar um ciclo de exclusão. A proposta da incubadora é fortalecer a existência das cooperativas, mas todo o processo será conduzido com o diálogo”, destacou, Daiana

Ao final da reunião ficou decidido que a Prefeitura, junto com as cooperativas, vai formar uma comissão para conhecer a experiência de Serra Talhada, única cidade de Pernambuco que implantou o modelo da incubadora até agora.

Fotos: Lins Andrade/PMCg
Publicado em 10 de dezembro de 2025
Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO