Iniciativa estimula o hábito de ler nos primeiros anos escolares
Vinte e um estudantes do segundo ano do ensino fundamental da rede pública de Camaragibe participaram do Projeto Lendo de Carreirinha, na manhã desta terça-feira (27). Eles foram selecionados em suas escolas numa atividade de incentivo à leitura, onde os alunos leem, em voz alta, trechos de livros infantis. As escolhidas na etapa municipal foram Laysa Fernanda Ferreira da Silva, da Escola Municipal João Paulo II e Ana Clara dos Santos Lira da Escola Municipal José Collier, do bairro Vila da Fábrica.
Agora as alunas vão representar Camaragibe na etapa regional que reúne outros pequenos leitores do Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e São Lourenço da Mata, em setembro. Ano passado, a aluna Sophia Aurora Vieira de Amorim, da Escola Clara Lopes, do Loteamento São João São Paulo, conquistou o segundo lugar.”Vocês todos já são vencedores por estarem aqui representando suas unidades escolares. Gostar de ler é um excelente hábito e, além disso, é fundamental para vida inteira”, disse a coordenadora de Educação, Beatriz de Barros, na abertura da atividade.
Antes da apresentação dos estudantes, a professora da Rede Municipal, Ana Lúcia Maturano, leu um trecho do seu libro “Pirata, as aventuras continuam”. Ela e mais duas professoras da rede, Maria Ciane e Elisângela Cristina foram as responsáveis pela escolha das leitoras mirins que vão representar a cidade.
Entre os critérios avaliativos estão: lê com precisão, isto é, decodifica as palavras com exatidão; com ritmo e entonação – expressividade; com desenvoltura as palavras de diferentes padrões silábicos no texto; e identificando aspectos prosódicos do texto – entonação e pontuação.
Sobre o Lendo de Carreirinha:
O projeto consiste em etapas de avaliação de desenvolvimento/evolução de fluência em leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, que não estão em distorção idade/série, dos seis municípios jurisdicionados à Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul. O tema deste ano de 2025 segue o tema do ano letivo da rede estadual “Vidas, escolas e comunidades: educar para promoção da justiça socioambiental”.
Publicado em 27 de maio de 2025
Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO