Home / Carnaval Camará 2026 / Camaragibe faz abertura oficial do Carnaval neste sábado, 14, realizando o Primeiro Encontro de Tambores

Camaragibe faz abertura oficial do Carnaval neste sábado, 14, realizando o Primeiro Encontro de Tambores

Com uma programação reunindo grandes nomes da música nacional e muita cultura popular, a cidade terá cinco dia de festas em 3 polos principais

Camaragibe desponta como destino carnavalesco importante na Região Metropolitana do Recife. Durante cinco dias, três polos principais vão oferecer opções de apresentações variadas. Da indicada ao grammy no ano passado, Joyce Alane, passando por nomes consagrados do brega como Priscila Senna e Raphaela Santos. Também estarão se apresentando os grupos Revelação, Pixote e o cantor Ferrugem. A festa começa no sábado, 14/02, com a abertura oficial, a partir das 18h30, na Vila da Fábrica. O Encontro de Tambores vai reunir várias batidas afro-brasileiras, sob o comando de Garnizé, numa homenagem ao Mestre Maureliano.

“A Fundação de Cultura e Turismo, fez uma curadoria artística que privilegiou o patrimônio histórico cultural da cidade, valorizando nossos artistas. Os que vivem aqui e os que levam o nome de Camaragibe para o mundo. Todas as secretarias estão empenhadas em fazer uma festa organizada, segura, com mobilidade e respeito às pessoas. Teremos uma Central de Serviços onde o cidadão vai ter acesso a atendimento médico, cuidado com nossas crianças e uma central de monitoramento com câmeras de segurança. Temos certeza que vamos ter uma bonita festa, para toda a família e que vai atrair muitos turistas”, diz Diego.

Cerimônia de Abertura – O Encontro de Tambores acontece pela primeira vez esse ano. A concentração é às 18h em frente a Galeria da Vila da Fábrica. De lá os Maracatus, acompanhado pela clarinada e comandado por Garnizé saem em cortejo até o palco, onde acontecerão as homenagens ao Mestre Maureliano e a Dona Céa e a entrega das chaves aos Monarcas do Carnaval. Na sequência, sobem ao palco a Mestra Joana do Encanto do Pina, o Mestre Fabinho do Maracatu Estrela Brilhante e o Mestre Anderson do Cabeça de Negro para cantarem juntos as loas de cada nação. A saída acontece na ordem de fundação, da mais velha para a mais nova. Continuando a noite, se apresentam a Banda de Pau e Corda 100% Camará e a Escola de Samba Couro de Gato e o samba reggae da banda Banda Afro Nação Camará. A noite de abertura termina com a poesia do cantador de viola, coquista, forrozeiro, aboiador, cordelista, ator, mestre de maracatu, mamulengueiro, formador e brincante de cultura popular, trazendo a riqueza da região da Mata Norte pernambucana.

Serviço – Abertura Oficial do Carnaval de Camaragibe – Sábado, 14/02
Encontro de Tambores
18h00 – Concentração
18h30 – Cortejo
19h00 – Maracatu Cabeça de Nego
19h30 – Maracatu Nação Encanto do Pina
20h00 – Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife
21h00 – Banda de Pau e Corda 100% Camará
22h00 – Escola de Samba Couro de Gato
23h00 – Banda Afro Nação Camará
23h30 – Adiel Luna

Mestre de Cerimônia – Garnizé
Direção Musical – Paz Brandão

Foto: Francisco Barbosa/PCMg

Publicado em 11 de fevereiro de 2026

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO