Camaragibe realiza 6ª Conferência Municipal da Cidade e debate propostas de desenvolvimento urbano sustentável

Evento foi a etapa municipal da sexta edição da Conferência Nacional das Cidades (CNC) e teve palestras ministradas por especialistas em políticas públicas para cidades inclusivas e outros temas

A Prefeitura de Camaragibe, através da Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Orçamento Participativo (Seplama) realizou, nesta quinta-feira (26/06), um importante evento para debater uma cidade mais humanizada, desenvolvida e sustentável: a 6ª Conferência Municipal da Cidade, que é a etapa municipal da sexta edição da Conferência Nacional das Cidades (CNC) e cujo objetivo é promover um ambiente participativo e democrático de propostas e troca de experiências.

O encontro ocorreu no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), na unidade Caxangá, e reuniu, além do prefeito Diego Cabral e da vice, Comandante Débora, secretários municipais, lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil e da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem). Movimentos sociais, como o Movimento de Luta pelo Teto em Pernambuco (MLT-PE), também participaram da conferência.

“A Conferência Municipal da Cidade é um passo importante para debatermos coletivamente propostas e soluções de desenvolvimento sustentável em vários setores, como habitação e segurança, educação e saúde, entre outros, no sentido de buscarmos um futuro melhor para todos. Nosso papel é estimular cada vez mais um ambiente participativo, democrático e plural para construirmos uma cidade mais humanizada, com gestões mais eficientes e políticas públicas que de fato façam a diferença na vida das pessoas”, afirmou Diego Cabral.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente, e Orçamento Participativo (Seplama) a etapa municipal é um importante ato para engajar a população na elaboração de propostas sobre o tema da 6ª CNC, “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, além de eleger os delegados que representarão Camaragibe na fase estadual do evento. O objetivo, portanto, é promover um ambiente participativo e democrático de debate.

“A 6ª CMC está organizada em três eixos temáticos, sendo eles articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas, gestão estratégica e financiamento, e grandes temas transversais. Deste modo, é extremamente importante essa conferência municipal, pois tratamos de temas essenciais para um desenvolvimento sustentável, trocando experiências, debatendo ideias e, principalmente, ouvindo a população”, frisou o secretário de Planejamento, Meio Ambiente e Orçamento Participativo de Camaragibe, Pedro Carvalho.

Segundo o secretário, a Conferência também tem o objetivo de unir esforços na mobilização, sensibilização e interlocução entre o poder público e a sociedade civil sobre assuntos relacionados à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), que atualmente está em fase de formulação e tem por meta reduzir as desigualdades socioespaciais nas escalas intraurbana e supramunicipal e na escala da rede de cidades.

A Conferência, aberta a toda a população, começou com uma palestra da engenheira civil Hilda Gomes, sócia-diretora da Colmeia Engenharia e Arquitetura, ex-secretária municipal em cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e conselheira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), que entre pontos abordou temas relacionados à população que vive em territórios e condições de vulnerabilidade social.

Durante toda a Conferência, os participantes assistiram a palestras ministradas por especialistas em diversos setores, oficinas práticas e atividades interativas, além de contribuir com os debates e na formulação de propostas para políticas públicas locais. A Conferência Municipal da Cidade de Camaragibe também elegeu os delegados que representarão Camaragibe na fase estadual do CNC. Confira abaixo os eleitos:

PP Municipal

Titulares:

Jefferson Lira
Marcos Honorato

  • Suplentes:

Henrique Lorena
Micheline Fabiana

  • Trabalhadores

Titular: Wilson da Silva
Suplente: Cleciane Lima

  • Empresários

Titular: Rosinete Moreira
Suplente: Luciane Nascimento

  • ONG,s e academia

Titular: Walmir José
Suplente: Sandra Lima

  • Movimentos Populares

Titular: Laura Monteiro
Suplente: Waldir Ferreira

Publicado em 27 de junho de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO