Camaragibe recebe neste sábado espetáculo de dança e resistência do povo negro e periférico

Enredo trata da história de uma mulher negra diante da perda do filho, morto pela polícia numa favela do Rio de Janeiro

Presente na rota dos grandes espetáculos culturais de Pernambuco, Camaragibe recebe, neste sábado (1º/11), o espetáculo de dança Revinda, da artista Rebeca Gondim, que reúne dança, música e poesia para falar das dores, revoltas e celebrações do povo preto e periférico do Brasil. O enredo trata da história de uma mulher negra diante da perda do filho, morto pela polícia numa favela do Rio de Janeiro.

O evento terá a participação especial de artistas da Terra dos Camarás, como Simone Silva, dançarina e coreógrafa, e Poeta de Malunguinho, idealizador, músico e diretor criativo do selo Caboc’urbano, numa confluência de narrativas, histórias e sonhos, que resulta num novo espetáculo a cada apresentação. A apresentação é gratuita e começará a partir das 17h30, na Praça de Camaragibe, com interpretação em Libras.

Segundo a produtora do espetáculo, a nova temporada de Revinda foi contemplada com o Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco (Funcultura-PE) para itinerância em cinco cidades, começando por Olinda, e passando por Camaragibe, Caruaru, Triunfo e Arcoverde. A escolha do itinerário segue critérios afetivos e artísticos e marca encontros com artistas que desenvolvem trabalhos reconhecidos nos seus territórios e que têm no coletivismo, assim como Rebeca Gondim, a resistência cultural e a luta por direitos humanos como características.

Além de Rebeca Gondim e Maria Agrelli, como artistas criadoras, o Revinda tem um elenco fixo, formado pelo DJ Phino, que assina a trilha sonora junto com Léo Bulhões, Bárbara Regina na percussão, Joselma Santos, que faz a Corporeolibras, onde interpreta língua dos sinais com o corpo, e João Guilherme de Paula, na criação de luz, também protagonista do espetáculo. Complementam a ficha técnica Filipe Gondim e Milla Serejo, responsáveis pela Comunicação Visual do projeto, e Júnior Melo, na produção.

Espetáculo Revinda – Camaragibe

Local: Praça de Camaragibe (entrada da cidade)
Data: 1º/11/2025)
Horário: a partir das 17h30
Classificação etária: livre
Acessibilidade em Libras

Publicado em 31 de outubro de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO