Home / Noticias / Camaragibe registra queda nos indicadores de violência: 31,8% nos homicídios e 45,5% nos roubos nos oito primeiros meses do ano

Camaragibe registra queda nos indicadores de violência: 31,8% nos homicídios e 45,5% nos roubos nos oito primeiros meses do ano

Ações adotadas pela Prefeitura para fortalecer a Guarda Municipal contribuíram para a redução da violência, com reforço da fiscalização, videomonitoramento e operações integradas com as forças estaduais

Camaragibe registrou redução nos principais indicadores de violência nos primeiros oito meses de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística, da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), foram registradas 30 Mortes Violentas Intencionais (MVIs) entre janeiro e agosto deste ano, contra 44 em 2025, representando uma queda de 31,8%.

Nos roubos, a queda foi ainda maior. Camaragibe teve 237 registros entre janeiro e agosto de 2026, contra 435 no mesmo período de 2025, uma redução de 45,5%, com 198 ocorrências a menos. O levantamento reúne casos registrados em vias públicas, estabelecimentos comerciais e residências, além de roubos de aparelhos celulares.

O prefeito Diego Cabral atribui parte desse resultado à ampliação das operações da Guarda Municipal e à integração com as forças estaduais. Entre as medidas estão o reforço da fiscalização de motocicletas irregulares, o uso do videomonitoramento e a atuação em áreas consideradas prioritárias.

Segundo o prefeito,a estrutura da Guarda também será ampliada, com a chegada de 11 novas viaturas, cinco motocicletas, equipamentos e capacitação para o registro eletrônico de ocorrências.
“Reduzir 198 registros de roubo em oito meses é um resultado que precisa ser acompanhado de trabalho permanente. Por isso, estamos ampliando a estrutura da Guarda e investindo em equipamentos, tecnologia e capacitação. A meta é dar mais agilidade às equipes e melhorar a integração com as demais forças de segurança, para que a resposta seja cada vez mais rápida e coordenada”, disse o prefeito.

O secretário de Segurança e Ordem Pública de Camaragibe, Marcílio Rossini, afirma que, para a gestão, “a estratégia é atuar nos locais onde os indicadores e as ocorrências mostram que há necessidade de uma presença maior das equipes”. Segundo ele, a partir desse direcionamento, a Guarda Municipal atua de forma integrada com as forças estaduais na Operação Doze Chaves, que reúne equipes da Guarda, Brigada de Trânsito, Detran, DER e 20º Batalhão da Polícia Militar em abordagens pela cidade.

O secretário informa também que as motocicletas recebem atenção especial por aparecerem com frequência em ocorrências de roubos e homicídios. “A fiscalização tem um papel importante porque nos permite retirar de circulação veículos irregulares e identificar situações que podem estar relacionadas a crimes”, afirma Rossini.

O município também mantém um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Defesa Social (SDS), usado para acompanhar os resultados e orientar as operações, além de utilizar o videomonitoramento em parques, praças e outras áreas urbanas. Segundo Rossini, entre os pontos prioritários estão a Praça da Coimbral, que recebe operações periódicas com acompanhamento do Ministério Público, e o Parque Maria Amazonas, onde a Operação Duas Rodas é realizada após registros de problemas relacionados ao consumo de drogas.

Na proteção às mulheres, o secretário destaca a atuação da Brigada Maria da Penha em conjunto com a Guarda Municipal e a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Desde 2020, mais de 2 mil mulheres foram acompanhadas. Segundo Marcílio Rossini, nenhuma delas foi vítima de feminicídio durante o período de monitoramento. “Esse acompanhamento permite agir antes que a situação evolua e manter uma rede de proteção próxima dessas mulheres”, afirma.

A Prefeitura de Camaragibe também prepara mudanças na estrutura da segurança, com a retomada dos conselhos comunitários, a realização da Conferência Municipal de Segurança Pública e Segurança Viária e a ativação do Conselho Municipal de Segurança Pública. Conforme Marcílio Rossini, a Guarda está sendo capacitada para utilizar o Procedimento Policial Eletrônico (PPE), que torna mais ágil o registro de ocorrências no local.

“Para este mês de setembro, estão previstas as entregas de 11 novas viaturas, cinco motocicletas, coletes e armas não letais, além do armamento institucional da corporação, com munições rastreadas. A ideia é dar à Guarda melhores condições de resposta, tecnologia e estrutura para trabalhar”, diz Rossini.

Os dados que fundamentam este estudo foram compilados pela Diretoria do Observatório Municipal de Segurança (órgão de assessoramento da Guarda Civil Municipal), tendo como base os indicadores oficiais fornecidos pela Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística, vinculada à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.

Fotos: Carol Bezerra/PMCg

Publicado em 10 de setembro de 2026

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO