Camaragibe se destaca ao sediar evento da CUFA que potencializa o empreendedorismo nas comunidades

Na manhã deste sábado (26/04), a Central Única das Favelas (CUFA) e a Prefeitura de Camaragibe realizaram um grande encontro na Escola Técnica Estadual (ETE) do município, reunindo moradores, autoridades e empreendedores locais em torno do tema “Empreender é Ressignificar”. O evento, inédito na cidade, reforçou o protagonismo de Camaragibe na promoção do empreendedorismo popular e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à geração de renda e oportunidade.

Este foi o primeiro evento da CUFA em PE este ano. Fotos: Carol Bezerra – Secom/PMCg

Com uma programação diversa, o público pôde participar de painéis, serviços de saúde, feira de artesanato e apresentações culturais. Entre os serviços ofertados pela Prefeitura estavam vacinação contra H1N1 e Covid-19, aferição de pressão arterial e glicose, orientações sobre arboviroses, além da emissão de segundas vias de documentos.
O evento contou com a presença do prefeito Diego Cabral, da vice-prefeita Débora Rocha, da Ex-Globeleza Valéria Valença,  além de representantes de diversas secretarias municipais e da presidente da CUFA em Pernambuco, Nathaly Dutra.

Em sua fala, Nathaly destacou a importância de levar o evento a Camaragibe. “Este evento é voltado para o empreendedor de favela que quer se reinventar. Empreender é ressignificar. Sabemos que muitos moradores de favela já nascem empreendedores, mesmo sem saber disso. Nossa missão é conectar esses talentos com grandes marcas e parceiros como o SEBRAE, Fecomércio e Globo, ampliando suas oportunidades. Camaragibe nos acolheu de braços abertos e estamos felizes em construir grandes coisas juntos.”

Foram ofertados vários serviços municipais no evento

O prefeito Diego Cabral ressaltou a sintonia entre a proposta do evento e o que Camaragibe vem buscando para o seu povo. “Sabemos da dificuldade de trabalho, do desemprego. Por isso, precisamos nos reinventar e empreender. Camaragibe é a cidade do trabalho e queremos estar sempre ao lado de quem busca uma vida melhor. Este evento não é só uma celebração, mas uma oportunidade real para nossos jovens, mulheres e homens das comunidades resgatarem sonhos e construírem novas histórias.”

Já a secretária de Desenvolvimento Econômico Karla Pereira emocionou o público ao compartilhar sua trajetória de superação e reforçar o impacto das iniciativas no território.”Eu venho da periferia mais pobre e violenta do Recife e hoje estou aqui para dizer que educação, cultura e empreendedorismo transformam realidades. Quando o poder público entende a potência das comunidades e investe nelas, a cidade ganha vida, forma e futuro. Muito obrigada à CUFA e à Prefeitura de Camaragibe por acreditarem e agirem para mudar histórias.”

A cerimonialista da CUFA, Maryh Beneditta, reforçou os cuidados com a saúde

Entre os destaques da programação, o painel “Empreendedores, o poder da influência” reuniu palestrantes como a vice-prefeita Débora Rocha, o cordelista Caio Cordel, a empresária Baby Fernandes e o comunicador Dudu, da UAI Libras, trazendo inspiração e exemplos de sucesso para quem está começando a empreender.

O evento também contou com a parceria do SEBRAE, que fará o acompanhamento dos microempreendedores participantes, fortalecendo o ecossistema de negócios locais.

Camaragibe, mais uma vez, mostrou sua força ao sediar um evento de dimensão estadual que coloca o empreendedorismo das favelas no centro do desenvolvimento econômico e social.

Publicado em 26 de abril de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO