Nova pasta será dedicada à promoção da cidadania e defesa dos direitos das mulheres, com ações transversais de enfrentamento às desigualdades de gênero, violência e preconceito
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, empossou, nesta quinta-feira (09/10), a vice-prefeita da cidade, Comandante Débora, como secretária de Políticas para Mulheres, pasta recém-criada após a Reforma Administrativa sancionada na última semana.
É a primeira vez na história da Terra dos Camarás que uma secretaria específica para as mulheres é criada e, dessa forma, a vice-prefeita, também de maneira pioneira, ocupa o cargo de titular da pasta, que é dedicada à promoção da cidadania e à defesa dos direitos das mulheres, com ações transversais de enfrentamento às desigualdades de gênero, violência e preconceito.
“Criar uma secretaria destinada a promover políticas públicas eficientes para as mulheres de Camaragibe foi um compromisso nosso, meu e de Débora, na campanha do ano passado, que agora cumprimos de uma forma muito transparente. As mulheres da nossa cidade merecem uma secretaria destinada somente a elas com projetos específicos que as auxiliem em tudo o que precisarem. A cidade do trabalho também é a cidade do trabalho das mulheres. Eu tenho certeza de que Débora fará um excelente trabalho à frente dessa secretaria que será um marco na nossa cidade”, disse Diego Cabral durante a solenidade de posse, na sede da pasta.
De acordo com o gestor, a nova pasta terá um papel determinante na promoção de ações e projetos voltados para as mulheres, de várias vertentes, seja na área social, de saúde, educação, mercado de trabalho e cultural, dentre outras. Diego Cabral destacou, ainda, que com a criação e oficialização da secretaria, a Prefeitura Municipal poderá angariar mais recursos junto aos governos estadual e federal para investir em políticas públicas de referência para as mulheres de Camaragibe.
A vice-prefeita, e agora secretária, contou com a presença maciça de várias mulheres de representatividade durante o ato de posse. Estiveram presentes, além da equipe de trabalho da nova pasta, a ex-prefeita da cidade, Dra. Nadegi Queiroz, a coordenadora regional da Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE), Renata Spindola, representando a governadora do estado, Raquel Lyra, a coronela da Polícia Militar (PMPE), Cristiane Moura, as secretárias municipais Rosa Santana (Cultura), Ana Perez (Saúde) e Amanda Matos (Política Urbana, Habitação e Meio Ambiente), a comandante da Brigada Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Camaragibe, Dinalva Ferreira, a presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Marinalva Ferreira, a secretária-geral do coletivo Mulheres na Política, Sandra Lima, e a presidenta do Gabac, Erica Rocha.
Também prestigiaram a solenidade o deputado estadual João de Nadegi (PV), vereadores e servidores municipais. “Camaragibe teve e tem mulheres históricas com uma participação de lutas e honra. A criação dessa secretaria é um verdadeiro marco na nossa cidade, pois agora poderemos criar projetos e buscar recursos para investir na melhoria de vida das mulheres de Camaragibe. Tenho muita alegria e honra em assumir de forma pioneira como secretária de uma pasta inédita e que vai mudar a vida das nossas mulheres. Onde estiver ou existir uma mulher em Camaragibe, estaremos ao lado, presentes na luta contra a violência, na promoção da cidadania, na defesa dos direitos com ações de enfrentamento às desigualdades de gênero e preconceito, e no fortalecimento de programas de governo”, afirmou a Comandante Débora.
Trajetória – Servidora pública da Guarda Civil Municipal de Camaragibe (GCMC) durante mais de 30 anos, a Comandante Débora é graduada em Gestão de Recursos Humanos e pós-graduada em Gestão Pública. Tornou-se comandante da Guarda Civil Municipal de Camaragibe, em 2020, depois de anos de vastos serviços prestados à população da cidade, principalmente no combate à violência contra a mulher. Na corporação, reestruturou e fortaleceu a GCMC com a implementação das brigadas Maria da Penha e ROMU, além de auxiliar na criação dos Conselhos Comunitários de Segurança, Brigada Comunitária e prevenção à violência e às drogas em parceria com o Governo de Pernambuco.
Publicado em 9 de outubro de 2025
Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO