Celebração ao Padroeiro se consolida no calendário com a festa da família

Durante 10 dias, a Vila da Fábrica foi palco de fé e da cultura local

A Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus terminou no domingo, 15, com um saldo muito positivo. A Prefeitura montou um palhoção na Vila da Fábrica, com barracas para quermesse e apresentações culturais, que também abriram o Ciclo Junino da cidade no Forró da Vila. “Foram 10 dias em que as pessoas, principalmente as famílias tiveram um local com toda a infraestrutura para louvar o padroeiro, com muita tranquilidade. Todas as secretarias foram mobilizadas para garantir segurança, mobilidade, saúde e outros serviços. Também é importante destacar o aquecimento da economia e geração de emprego e renda”, disse o prefeito Diego Cabral.


Para garantir tranquilidade e mobilidade, a Secretaria de Segurança Pública montou um esquema que contou com homens da Polícia Militar e Guarda Municipal com uma média de 40 guardas municipais e 15 policiais militares no Forró da Vila. Além disso, foi montada uma central de videomonitoramento com 14 câmeras na Vila da Fábrica e entorno.

Um posto avançado para vacinação contra gripe e Covid funcionou da quarta-feira até o domingo, realizando mais de 250 imunizações: 178 da gripe e 73 de covid. Já a economia foi movimentada com o funcionamento de 30 barracas.

Último dia
Centenas de fiéis participaram da procissão e da missa campal em louvor ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Camaragibe. A marcha solene saiu da praça Maria Amazonas, percorrendo várias ruas da cidade. Na altura da Gruta de Lourdes, a Quadrilha Dona Matuta se juntou ao cortejo católico levando as bandeiras do padroeiro e dos santos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Numa mostra de uma das marcas de Camaragibe é a convivência pacífica entre o Sagrado e o Profano.

Crianças – A festa começou no início da tarde com a apresentação da banda Pegada Kids que desfilou um repertório de músicas infantis com muita brincadeira. Os pequenos também se deliciaram com a distribuição de pipocas e algodão doce e participaram de atividades físicas e artísticas com recreadores. Teve pintura, fantasias feitas com botões de gás, boca de palhaço e apresentação da Quadrilha Infantil Coração Mirim, entre outras diversões.

Priscila Ferreira saiu de Taguatinga para trazer a pequena Maria Alice, de 4 anos. Ela elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Geralmente temos poucas opções para crianças. Essa festa está maravilhosa. Ambiente familiar e muitas atividades para as crianças. A prefeitura está de parabéns”, disse. As festividades foram encerradas com o show do pequeno, Arturzinho do Acordeon, de 12 anos, que apresentou um repertório de clássicos do forró.

Publicado em 16 de junho de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO