Cerca de 400 alunos da rede municipal participaram de atividade de prevenção a desastres em Camaragibe

Ação faz parte da programação da Semana Nacional de Redução de Desastre que foi aberta nesta quarta, 15

Cerca de 400 alunos, de 9 a 12 anos, das escolas municipais José Collier, Padre Miguel, Rita Neiva, Dezenove de Abril e Santa Teresa, participaram de uma ação educativa na manhã desta quinta, 16, na Vila da Fábrica. A atividade fez parte da programação da Semana Nacional de Redução de Desastre, em Camaragibe, promovida pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil. O prefeito Diego Cabral acompanhou o exercício prático com os estudantes

“A população precisa ter a consciência de que depende de cada um nós manter a cidade limpa contribuindo para evitar acidentes. Camaragibe é uma cidade que tem muita barreira, é cortada por rios e canais, e precisa da consciência de cada um. Vocês vão aprender hoje como podem contribuir levando educação ambiental para suas comunidades”, disse Diego para uma plateia bastante atenta.

Depois disso, foram sorteados 12 alunos para participar de uma simulação. Vestidos com mini coletes da Defesa Civil, eles colocaram uma lona numa barreira. Todos os alunos conheceram instrumentos usados pelos técnicos como o pluviômetro, que mede a quantidade de precipitação de chuva. Os estudantes ainda visitaram uma réplica de Central de Monitoramento.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Luciano Fonsêca, ressaltou a importância das crianças na conscientização ambiental. “Começar o trabalho com vocês desde pequenininhos vai fazer com que nossa cidade seja mais segura. Ano que vem vamos estar mais perto das escolas com esse trabalho educativo”, afirmou Fonsêca

A Semana Nacional de Redução de Desastre tem como objetivo compartilhar conhecimento, incentivar a percepção de risco e fortalecer a cultura da prevenção, reforçando que a preparação é a principal ferramenta para salvar vidas e reduzir impactos socioambientais.

Quarta-feira, os servidores da pasta passaram por uma atualização. O secretário fez um balanço dos primeiros meses de trabalho e da temporada de chuvas, considerada um pouco acima da média histórica, mas sem ocorrências graves, e destacou que esse resultado foi fruto da atuação dos servidores e de investimentos da gestão para garantir mais segurança para as pessoas.

“É muito importante falarmos de prevenção. Nós precisamos pensar no que podemos fazer para que o acidente não aconteça e, uma vez acontecendo, saber o que fazer imediatamente para diminuir o impacto”, disse Luciano. O secretário também voltou a salientar a necessidade de comunicação com a comunidade. “A participação da sociedade nas ações de prevenção da Defesa Civil é fundamental para as atividades desenvolvidas no decorrer do ano. Ainda neste semestre estão previstas visitas nos territórios de maiores riscos”, adiantou.

Fotos: Carol Bezerra e Lins Andrade/PMCg

Publicado em 16 de outubro de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO