Home / Noticias / Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Camaragibe elege representantes da sociedade civil

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Camaragibe elege representantes da sociedade civil

Quinze instituições se inscreveram, estabelecendo um recorde histórico de participação

Seis entidades da sociedade civil de Camaragibe foram eleitas, nesta terça-feira (18), para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) para o próximo mandato (2025-2027). A votação aconteceu na Casa dos Conselhos, reunindo instituições do município que atuam na defesa e promoção dos direitos das mulheres. Ao todo, 15 entidades se inscreveram, um marco histórico de participação. A vice-prefeita e secretária de Políticas para Mulheres, Comandante Débora, acompanhou a eleição e parabenizou o processo democrático e a participação da sociedade civil.

“Todas vocês estão de parabéns, pelo trabalho que já realizam, pela articulação, pela participação. Ficamos muito felizes com a adesão ao edital, pelo interesse de vocês em participar da construção de políticas públicas para as mulheres e do fortalecimento da agenda de igualdade de gênero. As portas da Secretaria e da Prefeitura estão sempre abertas. Nós sabemos que ninguém faz nada sozinho”, disse Débora.

O CMDM é responsável por formular, acompanhar e fiscalizar ações governamentais, além de propor iniciativas que contribuam para o fortalecimento das políticas para as mulheres em Camaragibe. Fazem parte do Conselho, seis representantes do governo e seis representantes da sociedade civil.

A escolha das representantes integra o processo democrático de composição do Conselho, que funciona como espaço de controle social das políticas públicas no município. Pela sociedade civil foram eleitas a Associação Educacional Fé e Esperança, Organização da Sociedade Civil Mulheres Guerreiras, Associação a Fonte Brasil, Tapeçaria Timbi, Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo e Instituto Canal de Benção.

As outras seis cadeiras são ocupadas por representantes governamentais das secretarias de Saúde, Educação, Segurança e Ordem Pública, de Política para Mulheres, de Desenvolvimento e Assistência Social, Direitos Humanos, Juventude e Combate à Fome e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Qualificação Profissional.

Poliana Rodrigues, Presidente da Associação Educacional Fé e Esperança de Camaragibe, do bairro de Alberto Maia, comemorou a eleição.

“Será um prazer participar do Conselho. Já temos um trabalho gigante na cidade e vamos contribuir para a construção de políticas públicas que possam virar lei”, disse Poliana.

Conheça as entidade que se inscreveram para a eleição:

01- Associação A Fonte Brasil
02- Instituto São Jorge
03- Associação Educacional Fé e Esperança de Camaragibe
04- Organização da Sociedade Civil Mulheres Guerreiras de Camaragibe
05- Associação de Mulheres do Santana
06- Instituto Projeto Proceder
07- Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo
08- União de Moradores do Bairro das Carmelitas
09- Associação Tapeçaria Timbi
10- Instituto Canal de Benção
11- Instituto Graciete Maria de Lima
12- Movimento Negro Unificado de Pernambuco
13- Igreja Rio
14- Conselho de Moradores do Bairro de São Pedro e São Paulo
15- Movimento Social Coletivo Gordasim

Foto: Francisco Barbosa/PMCg

Publicado em 18 de novembro de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO