Quinze instituições se inscreveram, estabelecendo um recorde histórico de participação
Seis entidades da sociedade civil de Camaragibe foram eleitas, nesta terça-feira (18), para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) para o próximo mandato (2025-2027). A votação aconteceu na Casa dos Conselhos, reunindo instituições do município que atuam na defesa e promoção dos direitos das mulheres. Ao todo, 15 entidades se inscreveram, um marco histórico de participação. A vice-prefeita e secretária de Políticas para Mulheres, Comandante Débora, acompanhou a eleição e parabenizou o processo democrático e a participação da sociedade civil.

“Todas vocês estão de parabéns, pelo trabalho que já realizam, pela articulação, pela participação. Ficamos muito felizes com a adesão ao edital, pelo interesse de vocês em participar da construção de políticas públicas para as mulheres e do fortalecimento da agenda de igualdade de gênero. As portas da Secretaria e da Prefeitura estão sempre abertas. Nós sabemos que ninguém faz nada sozinho”, disse Débora.
O CMDM é responsável por formular, acompanhar e fiscalizar ações governamentais, além de propor iniciativas que contribuam para o fortalecimento das políticas para as mulheres em Camaragibe. Fazem parte do Conselho, seis representantes do governo e seis representantes da sociedade civil.

A escolha das representantes integra o processo democrático de composição do Conselho, que funciona como espaço de controle social das políticas públicas no município. Pela sociedade civil foram eleitas a Associação Educacional Fé e Esperança, Organização da Sociedade Civil Mulheres Guerreiras, Associação a Fonte Brasil, Tapeçaria Timbi, Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo e Instituto Canal de Benção.
As outras seis cadeiras são ocupadas por representantes governamentais das secretarias de Saúde, Educação, Segurança e Ordem Pública, de Política para Mulheres, de Desenvolvimento e Assistência Social, Direitos Humanos, Juventude e Combate à Fome e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Qualificação Profissional.

Poliana Rodrigues, Presidente da Associação Educacional Fé e Esperança de Camaragibe, do bairro de Alberto Maia, comemorou a eleição.
“Será um prazer participar do Conselho. Já temos um trabalho gigante na cidade e vamos contribuir para a construção de políticas públicas que possam virar lei”, disse Poliana.
Conheça as entidade que se inscreveram para a eleição:
01- Associação A Fonte Brasil
02- Instituto São Jorge
03- Associação Educacional Fé e Esperança de Camaragibe
04- Organização da Sociedade Civil Mulheres Guerreiras de Camaragibe
05- Associação de Mulheres do Santana
06- Instituto Projeto Proceder
07- Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo
08- União de Moradores do Bairro das Carmelitas
09- Associação Tapeçaria Timbi
10- Instituto Canal de Benção
11- Instituto Graciete Maria de Lima
12- Movimento Negro Unificado de Pernambuco
13- Igreja Rio
14- Conselho de Moradores do Bairro de São Pedro e São Paulo
15- Movimento Social Coletivo Gordasim
Foto: Francisco Barbosa/PMCg
Publicado em 18 de novembro de 2025
Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO