Representantes das Secretarias participaram de workshop para o plano de trabalho que envolverá moradores e especialistas
Na manhã desta terça (26) aconteceu a primeira reunião da equipe técnica municipal (ETM) para a construção do Plano Diretor, promovida pela Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Orçamento Participativo. No encontro foram detalhados os eixos que farão parte do processo de revisão do Plano Diretor, que é um instrumento de planejamento estratégico, que vai nortear o crescimento, a organização e o desenvolvimento sustentável do município.
A vice-prefeita, comandante Débora, participou da abertura do workshop representando o prefeito Diego Cabral. “A construção do plano é uma das prioridades da gestão. Nosso compromisso é construir uma cidade mais justa, moderna e preparada para os desafios que estão por vir, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar” pontuou Débora.
O trabalho está dividido em oito etapas, que irão acontecer ao longo de oito meses e que contará com a participação da sociedade civil, universidades e algumas instituições, como o Ministério Público (MP), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan). Para a secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Orçamento Participativo, Amanda Matos, as escutas de todos os entes é fundamental.
“Esse é um trabalho coletivo, que depende da participação de todos: gestores, técnicos, lideranças e, sobretudo, da população. Juntos, vamos transformar ideias em ações e ações em resultados concretos para a vida de cada cidadão”, defendeu Amanda. “O Workshop de hoje é apenas o início dessa caminhada, mas representa um marco histórico, reafirmando o nosso compromisso com o presente e, principalmente, com o futuro da nossa cidade”, completou a secretária.
O trabalho está sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar com consultores nas mais diversas áreas, como meio ambiente, trânsito e transporte, infraestrutura urbana, patrimônio histórico e socioeconomia. Dentro do Plano de Trabalho está prevista a mobilização dos moradores para participar de oficinas de capacitação. “As pessoas precisam se apropriar do assunto para construir um debate mais produtivo. Será um processo de escuta, e, ao mesmo tempo, de aprofundamento”, explicou o arquiteto e consultor, César Lopes, que conduziu o encontro.
Foto: Francisco Barbosa/PMCg
Publicado em 26 de agosto de 2025
Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO