Secretaria de Saúde intensificou imunização contra várias doenças. Mais de 2 mil crianças e adolescentes foram vacinados e ao todo 5.265 doses foram aplicadas
No Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, Camaragibe deu mais um exemplo de organização e eficiência. Neste sábado (18/10), com as presenças do prefeito da cidade, Diego Cabral, e do famoso personagem Zé Gotinha, a Secretaria de Saúde promoveu uma grande mobilização nas 47 unidades de saúde do município e vacinou cerca de 2 mil crianças e adolescentes menores de 15 anos contra várias doenças dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Ao todo, 5.265 doses de vacinas foram aplicadas.
“Um dia extremamente importante no calendário de atividades da Secretaria de Saúde e mais uma vez Camaragibe dá um exemplo de organização e eficiência, através de toda a sua equipe técnica, protegendo as crianças e adolescentes contra várias doenças. A saúde em dia também começa com a imunização, com os dados corretos nas cadernetas e com a responsabilidade dos pais em proteger seus filhos. Com a presença do Zé Gotinha, tudo fica mais fácil e alegre. Parabéns a todos pelo comprometimento com a saúde da população da nossa cidade”, declarou Diego Cabral, durante visita para acompanhar a vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Novo do Carmelo.
O técnico em logística André Ricardo Oliveira, 45, morador da Terra dos Camarás, foi um dos primeiros a chegar ao posto de saúde que é um dos mais movimentados da cidade. Com ele, o filho Luís Miguel Oliveira, de apenas 3 anos, que, embora assustado com algumas crianças que saiam da sala de vacinação chorando, não demonstrou receio em ser vacinado. Antes de entrar no local onde os técnicos da Secretaria de Saúde preparavam as doses, ele brincou com balões coloridos e teve a companhia do Zé Gotinha e de outras crianças que chegavam à UBS do Bairro Novo do Carmelo.

“As campanhas de vacinação são muito importantes não apenas para as crianças, mas para toda a população da cidade, que fica protegida contra várias doenças. Hoje eu não estava de expediente na empresa onde trabalho e trouxe ele para ficar em dia com a caderneta e totalmente imune. Importante demais e necessário esse trabalho e empenho do pessoal da saúde na cidade para deixar todas as crianças protegidas, a gente vê o comprometimento de todos em cuidar da saúde da população”, disse André Ricardo.
De acordo com Ana Perez, secretária de Saúde de Camaragibe, o Dia D da Vacinação para crianças e adolescentes foi realizado em todas as 45 unidades de saúde do município e ainda em um posto avançado instalado no Mercado Público. Os locais ficaram abertos das 8h às 17h para a atualização de caderneta vacinal e foram disponibilizadas todas as vacinas do calendário da rotina, tais como penta, hepatite B, DTP, varicela, febre amarela, VIP e tríplice viral, entre outras.

“A população tem sido bastante sensível às nossas campanhas e atendido os nossos chamados para que imunizem suas crianças e adolescentes. A campanha foi justamente para atualização da caderneta, ou seja, aqueles que estavam em atraso com alguma vacina e tiveram a oportunidade de regularizar. Temos doenças que estão na iminência de voltar a incidência de casos e precisamos que a nossa população esteja toda vacinada para que a gente não permita esse retorno de doenças graves”, afirmou Ana Perez.
Campanha – O Dia D da Vacinação é uma ação do Ministério da Saúde que ocorreu em parceria com estados e municípios, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI) para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação integra a Campanha Nacional de Multivacinação, que este ano teve como tema “Vacinar é cuidar de quem você ama – Vacinar é a nossa força”.
Segundo o ministério, durante a mobilização mais de 30 mil salas de vacinação estiveram abertas em todo o país para atender o público e mais de 15 vacinas foram ofertadas gratuitamente, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Ao todo, 22 milhões de doses foram distribuídas em todo o Brasil. Com a retomada das grandes mobilizações nacionais desde 2023, o país tem obtido resultados significativos nas coberturas vacinais, essenciais para que o país recebesse da Organização Mundial da Saúde (OMS) o reconhecimento como país livre da circulação de doenças, como por exemplo o sarampo.
Fotos:Lins Andrade/PMCg
Publicado em 18 de outubro de 2025
Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO