De acordo com a Secretaria de Saúde, sucesso da campanha refletiu em 76% da população de cães e gatos da Terra dos Camarás imunizada contra a raiva
O Dia D de Vacinação Antirrábica Animal – Campanha 2025, realizado ontem (1º/11), pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde de Camaragibe, teve excelente adesão e foi considerado um sucesso. Segundo a pasta, foram aplicadas 18.954 doses, sendo 13.818 cães e 5.136 gatos imunizados na ação. No total, 76% da população de cães e gatos do município foi imunizada, um recorde absoluto. A ação gratuita ocorreu das 8h às 16h em 66 pontos de vacinação da Terra dos Camarás.
“O Dia D da Vacinação Antirrábica teve uma excelente adesão, pois a meta Secretaria de Saúde, através da gerência de Vigilância Ambiental, era chegar a 80% de imunização de cães e gatos na cidade. Agradecemos aos tutores pela participação, pois a raiva é uma doença perigosa e merece cuidado redobrado”, declarou a secretária de Saúde de Camaragibe, Ana Perez.

O Dia D da Vacinação Antirrábica é uma ação do Programa de Controle da Raiva, uma das principais iniciativas do calendário nacional de imunização voltadas à prevenção da doença no Brasil. O programa é desenvolvido em parceria entre o Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de Saúde. Durante todo o dia de ontem, os pontos de vacinação receberam muitos animas com seus tutores para a imunização.
A prefeita em exercício de Camaragibe, Comandante Débora, foi uma das tutoras que participou da campanha. Acompanhada dos filhos, ela levou a cadela Bia, com um ano de idade, para tomar a vacina no posto de atendimento instalado na Praça Coimbral. “Essa é uma ação essencial da Secretaria de Saúde, pois o controle de doenças salva vidas. O compromisso da nossa gestão também é com a causa Animal e assim tem sido feito, com programas voltados ao bem-estar dos animais e da população. Parabéns a todos pelo engajamento nesta campanha”, disse.

Raylene Medeiros, gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do município, explicou que a vacinação antirrábica foi aplicada em animais a partir dos três meses de idade. Cães e gatos gestantes e lactantes, aliás, também devem puderam ser imunizados. Cada tutor recebeu um comprovante de imunização pela Gerência de Vigilância Ambiental após os animais receberem as doses.
“O Dia D de Vacinação Antirrábica é uma das principais ações do calendário de imunização para a prevenção da doença no Brasil. Aplicamos quase 19 mil doses de vacina, o que demonstra uma grande adesão dos tutores. Lembramos, no entanto, que a vacinação ocorre o ano todo e quem não pode levar seu cão ou gato ontem, pode imunizar os animais durante a semana”, destacou Raylene Medeiros.
Fotos: Lins Andrade/PMCg
Publicado em 2 de novembro de 2025
Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO