Home / Noticias / Diego Cabral defende integração das forças e mais recursos para a segurança nos municípios

Diego Cabral defende integração das forças e mais recursos para a segurança nos municípios

No 9º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Amupe, no Recife Expo Center, o prefeito de Camaragibe destaca papel das guardas municipais e cobra apoio federal diante das limitações orçamentárias

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, marcou presença no encerramento do 9º Congresso Pernambucano de Municípios, nesta terça-feira (28/04), no Recife Expo Center, onde coordenou uma sala de debates sobre o uso de guardas municipais armadas como alternativa para reforçar a segurança nos municípios. A mesa reuniu representantes do sistema de Justiça, da segurança pública e da área acadêmica.
Na abertura, o prefeito defendeu a necessidade de repensar a segurança pública nas cidades. “É preciso planejamento e, principalmente, integração entre as forças de segurança. Proteger a população não se resume ao uso da força”, afirmou. Ele acrescentou que o armamento, por si só, não resolve o problema, mas pode ser um instrumento de apoio dentro de uma política mais ampla e estruturada.
Ao longo da discussão, o prefeito chamou atenção para a falta de estrutura em parte dos municípios pernambucanos. “Hoje, dos 184 municípios, apenas 80 têm guardas devidamente estruturadas. É um número que preocupa”, disse.


Diego Cabral também destacou as dificuldades enfrentadas pelos municípios de menor porte. “Como as cidades pequenas vão garantir segurança sem recursos? Esse é um debate que precisa avançar no Governo Federal, com apoio direto para fortalecer as guardas municipais”, declarou.
Ele ressaltou que a questão financeira é apenas parte do problema. Segundo Diego Cabral, a segurança pública segue como um dos principais desafios das gestões locais. “Não existe solução isolada. A integração entre Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal é o caminho para resultados mais efetivos”, afirmou.
Como exemplo, ele citou a realidade de Camaragibe. “Hoje temos mais de 200 agentes, um sistema de videomonitoramento e patrulhamento diário. Isso mostra que, com investimento e organização, é possível avançar”, destacou.
Ao final, o prefeito reforçou a necessidade de apoio dos governos estadual e federal. “Segurança pública exige investimento alto. Sem suporte financeiro, os municípios não conseguem ampliar nem qualificar esse serviço. É preciso garantir que essa política chegue com qualidade a toda a população”, concluiu.

DEBATE – O presidente da Consems e secretário de Segurança Pública de Camaragibe, coronel Marcílio Rossini, foi um dos palestrantes do painel e levou para o debate a questão da viabilidade prática do uso de guardas municipais armadas. Durante a participação, ele destacou que o armamento não é uma solução imediata, mas uma ferramenta que exige preparo e responsabilidade.
Segundo o secretário, é fundamental investir em treinamento contínuo, com cursos que vão além das exigências da Polícia Federal. Também ressaltou a importância do acompanhamento psicológico permanente dos agentes e do fortalecimento da corregedoria, para garantir o uso correto e responsável da força.
Além de Marcílio Rossini, a mesa contou com a participação do promotor de Justiça Francisco Ortêncio de Carvalho, do professor da Universidade Federal de Pernambuco Armando Nascimento e do delegado da Polícia Federal Rodrigo Bastos. O 9º Congresso Pernambucano de Municípios foi promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) nos dias 27 e 28 de abril.

FOTOS: Carol Bezerra/PMCg

Publicado em 28 de abril de 2026

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO