Domingo de muito esporte em Camaragibe com a III Copa Pernambuco de Kickboxing e o início da Copa Campeão, para jogadores de futebol

As competições, que reuniram mais de 400 atletas, são promoções da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes.

Foram dois dias de disputa com quase 100 lutas e mais de 300 atletas. Neste domingo, 17, foram conhecidos os representantes de Pernambuco na Copa Brasil de Kickboxing, que acontecerá entre 18 a 21 de setembro, no município de Cambé – Paraná. A III Copa Pernambuco Kickboxing aconteceu na quadra da Escola Municipal Francisco de Paula, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes.

“A valorização e o incentivo à prática esportiva é uma das nossas prioridades. Além de ser um bem pra saúde, o esporte traz outros valores para nossos jovens. Em Camaragibe apoiamos todas as modalidades e em todas as faixas etárias. Como, por exemplo, a Copa dos Quarentões, uma outra iniciativa da Secretaria de Esportes que vai reunir 1.200 atletas nos próximos três meses”, afirmou o prefeito Diego Cabral.

A competição aconteceu entre jovens entre 07 e 17 e atletas entre 41 e 55 anos, na categoria Master, que competiram em oito modalidades. Os quatro finalistas de cada modalidade vão disputar a Copa Brasil de Kickboxing em setembro e o sul-americano, que acontecerá em outubro.

O secretário de Esporte, Neto Fonseca, comemorou a realização das atividades esportivas durante o fim de semana. “Foi muito importante trazer a III Copa Pernambuco Kickboxing para Camaragibe. Só de atletas, foram mais de 300. Ainda tivemos a primeira rodada dos jogos da Copa dos Cinquentões que também movimentou bastante a cidade”, disse Neto.

Mulheres na luta – Única atleta feminina camaragibense a participar da competição, no esporte quem vem crescendo entre as mulheres, Maria Eduarda Ferreira dos Santos, a Duda, 19 anos, treina Muay Thai há sete anos. Essa foi sua primeira competição no Kickboxing, categoria que começou a treinar há três meses. Mesmo novata no esporte, ela sonha alto.
“Sou a única representante feminina da minha equipe e tenho muito orgulho disso. Agradeço o apoio dos meus colegas e treinadores e mesmo não passando para a próxima etapa, a luta de hoje foi de aprendizado. Lutei com uma atleta que já é profissional de MMA, o que me trouxe a certeza que vou continuar no esporte ”, conta Duda.

Outra representante das mulheres, Gleyci Oliveira, já pode ser considerada uma veterana. Aos 28 anos, treina kickboxing há 5 anos. Entre os títulos conquistados estão o de campeã Pan-americana e da Copa do Brasil. “Esse ano fui campeã pernambucana, fiquei no terceiro lugar do brasileiro. Com a conquista da Copa Pernambuco, agora vou focar na Copa Brasil no Paraná e na sequência para o sul-americano no Peru”, comemorou.

Copa Campeão Camaragibe – Também neste domingo, foi dado o pontapé inicial da Copa Campeão Camaragibe. Evento realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, reúne 1.200 atletas em três categorias. Em campo, jogadores com 40, 50 e 60+, de 41 equipes, que nos próximos quatro meses e até o dia 14 de dezembro, vão disputar os títulos de campeões e vice de cada categoria. Os melhores artilheiros e goleiros também serão premiados, assim como os treinadores campeões.

Na primeira rodada aconteceram os jogos entre Amigos da AABB 2 X 1 Penarol, na categoria sessentão. O segundo jogo foi pela categoria cinquentão com a disputa entre o Canto da Vila 2 X 1 Caduco da Várzea.

“O campeonato existe há mais de 20 anos, em 2025, com o apoio da Prefeitura, a gente está com uma expectativa de mais de mil espectadores por rodada”, aposta o coordenador da competição, professor Ramos.

Fotos: Francisco Barbosa/PMCg

Publicado em 17 de agosto de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO