As competições, que reuniram mais de 400 atletas, são promoções da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes.
Foram dois dias de disputa com quase 100 lutas e mais de 300 atletas. Neste domingo, 17, foram conhecidos os representantes de Pernambuco na Copa Brasil de Kickboxing, que acontecerá entre 18 a 21 de setembro, no município de Cambé – Paraná. A III Copa Pernambuco Kickboxing aconteceu na quadra da Escola Municipal Francisco de Paula, com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes.
“A valorização e o incentivo à prática esportiva é uma das nossas prioridades. Além de ser um bem pra saúde, o esporte traz outros valores para nossos jovens. Em Camaragibe apoiamos todas as modalidades e em todas as faixas etárias. Como, por exemplo, a Copa dos Quarentões, uma outra iniciativa da Secretaria de Esportes que vai reunir 1.200 atletas nos próximos três meses”, afirmou o prefeito Diego Cabral.
A competição aconteceu entre jovens entre 07 e 17 e atletas entre 41 e 55 anos, na categoria Master, que competiram em oito modalidades. Os quatro finalistas de cada modalidade vão disputar a Copa Brasil de Kickboxing em setembro e o sul-americano, que acontecerá em outubro.
O secretário de Esporte, Neto Fonseca, comemorou a realização das atividades esportivas durante o fim de semana. “Foi muito importante trazer a III Copa Pernambuco Kickboxing para Camaragibe. Só de atletas, foram mais de 300. Ainda tivemos a primeira rodada dos jogos da Copa dos Cinquentões que também movimentou bastante a cidade”, disse Neto.
Mulheres na luta – Única atleta feminina camaragibense a participar da competição, no esporte quem vem crescendo entre as mulheres, Maria Eduarda Ferreira dos Santos, a Duda, 19 anos, treina Muay Thai há sete anos. Essa foi sua primeira competição no Kickboxing, categoria que começou a treinar há três meses. Mesmo novata no esporte, ela sonha alto.
“Sou a única representante feminina da minha equipe e tenho muito orgulho disso. Agradeço o apoio dos meus colegas e treinadores e mesmo não passando para a próxima etapa, a luta de hoje foi de aprendizado. Lutei com uma atleta que já é profissional de MMA, o que me trouxe a certeza que vou continuar no esporte ”, conta Duda.
Outra representante das mulheres, Gleyci Oliveira, já pode ser considerada uma veterana. Aos 28 anos, treina kickboxing há 5 anos. Entre os títulos conquistados estão o de campeã Pan-americana e da Copa do Brasil. “Esse ano fui campeã pernambucana, fiquei no terceiro lugar do brasileiro. Com a conquista da Copa Pernambuco, agora vou focar na Copa Brasil no Paraná e na sequência para o sul-americano no Peru”, comemorou.
Copa Campeão Camaragibe – Também neste domingo, foi dado o pontapé inicial da Copa Campeão Camaragibe. Evento realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Esportes, reúne 1.200 atletas em três categorias. Em campo, jogadores com 40, 50 e 60+, de 41 equipes, que nos próximos quatro meses e até o dia 14 de dezembro, vão disputar os títulos de campeões e vice de cada categoria. Os melhores artilheiros e goleiros também serão premiados, assim como os treinadores campeões.
Na primeira rodada aconteceram os jogos entre Amigos da AABB 2 X 1 Penarol, na categoria sessentão. O segundo jogo foi pela categoria cinquentão com a disputa entre o Canto da Vila 2 X 1 Caduco da Várzea.
“O campeonato existe há mais de 20 anos, em 2025, com o apoio da Prefeitura, a gente está com uma expectativa de mais de mil espectadores por rodada”, aposta o coordenador da competição, professor Ramos.
Fotos: Francisco Barbosa/PMCg
Publicado em 17 de agosto de 2025
Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO