Equipe da Defesa Civil de Camaragibe fará exercício simulado inédito para atuar em deslizamento de barreira

Servidores da pasta tiveram, nesta sexta-feira (11/04), primeira reunião com representantes da Defesa Civil do Estado de Pernambuco para tratar do tema visando ao enfrentamento do período chuvoso

A Prefeitura de Camaragibe está atenta ao período chuvoso que se aproxima e fará uma ação pioneira para minimizar os riscos da população que mora em áreas de risco: um exercício simulado inédito dos servidores da Secretaria de Defesa Social, em parceria com a Defesa Civil do Estado de Pernambuco, para atuarem em deslizamento de barreira. O objetivo é oferecer mais segurança e eficiência diante das possíveis ocorrências.

“Sabemos que há áreas distintas com risco de deslizamento em Camaragibe, tendo em vista o relevo da nossa cidade, e temos trabalhado de forma incansável para reduzir danos no período do inverno. Temos recursos já garantidos pelo Governo Federal da ordem de R$ 43 milhões para obras de contenção e instalação de geomantas em pontos críticos, que devem começar no segundo semestre. A nossa Defesa Civil está atuando de forma direta nesse monitoramento de áreas e esse treinamento será essencial para dar tranquilidade à população”, declarou o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral.

Após a primeira reunião realizada nesta sexta-feira (11/04) na sede do órgão, entre os servidores da Defesa Civil de Camaragibe e representantes da Secretaria Executiva de Defesa Civil de Pernambuco (Sepdec), o secretário de Defesa Civil do município, Coronel Luciano Fonsêca, explicou que no encontro foram tratados assuntos relacionados à execução de exercício simulado para atuação em deslizamento de barreira.

“Será a primeira vez que Camaragibe fará um exercício simulado deste porte, com a participação de órgãos do governo do estado em conjunto com as secretarias de Camaragibe, como forma de preparação para enfrentar o período de chuvas, identificando novas situações de risco e soluções para prevenir ou mitigar a ocorrência de desastres extremos, como uma queda de barreira. Esse treinamento será muito valioso para toda a Defesa Civil e a população”, frisou o Coronel Luciano Fonsêca.

Além disso, o secretário ressaltou a importância da ação efetiva de forma integrada com os recém-criados Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), que terão, através dos representantes de comunidades, um papel determinante nas atividades da Defesa Civil. O Coronel Luciano Fonsêca destacou, ainda, que um ofício será encaminhado na próxima semana pelo governo do estado, através da Sepdec, para formalizar a data e o local do exercício simulado e que nos próximos dias a secretaria terá essa definição.

Foto em destaque: cedida pela secretaria.

Publicado em 11 de abril de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO