Prefeitura de Camaragibe encerra Agosto Lilás com feira voltada ao empreendedorismo feminino
A Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, encerrou as ações do Agosto Lilás com a realização da Feira Itinerante das Mulheres Empreendedoras, nesta segunda-feira (31/08), em Alberto Maia. O evento reuniu empreendedorismo feminino, serviços de saúde, orientação jurídica e atividades voltadas à valorização e ao fortalecimento das mulheres do município.
A feira contou com a participação da vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Comandante Débora, que fez questão de cumprimentar cada participante e ressaltar a importância da iniciativa. “Durante o Agosto Lilás, buscamos intensificar as ações de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, levando informação e orientação para que cada vez mais mulheres conheçam seus direitos e saibam onde buscar apoio. A Feira Itinerante também faz parte desse trabalho, porque promover a autonomia financeira e fortalecer o empreendedorismo feminino é uma forma de transformar vidas”, afirmou.

A feira contou com a participação de empreendedoras locais de diferentes segmentos, que tiveram a oportunidade de apresentar e comercializar seus produtos, incluindo artesanato, gastronomia, costura criativa e cosméticos.
Além de incentivar a autonomia financeira e dar visibilidade aos negócios liderados por mulheres, a programação ofereceu serviços de saúde e orientação jurídica, em parceria com a OAB Camaragibe/São Lourenço. A iniciativa proporcionou à população acesso a informações, acolhimento e serviços importantes para a promoção dos direitos e do bem-estar das mulheres.
As feiras itinerantes fazem parte do calendário permanente de ações, sendo realizadas, normalmente, uma edição por mês. Durante a campanha Agosto Lilás, foram realizadas duas edições: uma em Alberto Maia e outra, anteriormente, em Tabatinga. O encerramento do Agosto Lilás foi marcado por um balanço positivo da feira, que fortaleceu a rede de apoio às mulheres.

Ao longo do Agosto Lilás, o município promoveu ações de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, reforçando a importância da prevenção, da informação e da construção de relações baseadas no respeito e na proteção às mulheres.
Foto: Francisco Barbosa/PMCg
Publicado em 31 de agosto de 2026
Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO