Home / Carnaval Camará 2026 / Lia de Itamaracá e Lia de Camaragibe fazem “Encontro das Lias” em apresentação histórica e exaltam ciranda e coco no Carnaval de Camaragibe

Lia de Itamaracá e Lia de Camaragibe fazem “Encontro das Lias” em apresentação histórica e exaltam ciranda e coco no Carnaval de Camaragibe

Noite no Polo Dona Céa, na Vila da Fábrica, também teve a saída do tradicional bloco O Corujão, que celebra 26 anos de folia em 2026

A Terra dos Camarás já está tomada de alegria. Na noite desta sexta-feira (13/02), véspera da abertura oficial do “Carnaval Camará 2026 – Nossa Raiz, Nosso Ritmo”, os foliões de Camaragibe testemunharam um encontro inédito, histórico e inesquecível: o encontro no palco de Lia de Camaragibe e Lia de Itamaracá, dois símbolos da Folia de Momo em Pernambuco. A apresentação em dose dupla aconteceu no Polo Dona Céa, um dos três instalados na cidade para os seis dias de festa.

“Nosso carnaval é assim, valoriza as riquezas culturais locais, estaduais e nacionais. Camaragibe é um celeiro de talentos, com fortes raízes ancestrais e que precisa cada vez mais ser fortalecido. Duas Lias no palco em um encontro histórico, algo jamais visto na nossa cidade. Tenho certeza que será uma linda festa”, disse o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, ao prestigiar a apresentação.

As matriarcas, com suas ancestralidades e energia, aliás, fizeram um show animado e pulsante. Por conta de um problema em um dos joelhos, Lia de Itamaracá, com seus 82 anos, se apresentou sentada, mas segue firme na missão de transmitir valores culturais às novas gerações em cada apresentação. Ao lado dela, Lia de Camaragibe seguiu o mesmo ritmo de valorizar as raízes do coco, da ciranda e outros ritmos. Dividindo os vocais, as duas botaram todo o público presente no polo da Vila da Fábrica para dançar em um momento de união e alegria.

“Juntar essas duas mulheres ícones da cultura popular que têm um vida dedicada à arte e à valorização dos ritmos em Pernambuco, na abertura do Polo Dona Céa, que também é outra referência, foi um grande acerto para começar o Carnaval 2026. Isso é prova do compromisso da gestão com a nossa história e nossos patrimônios. A programação é plural para todos os gostos, mas também valoriza os nossos brincantes, que mantém viva a nossa tradição”, afirmou Rosa Santana, presidente da Fundação de Cultura e Turismo.

Além das Lias, a noite também teve o show de Dmelococo, artista referência do coco e que já integrou diversos grupos da cena independente pernambucana. Na apresentação, ele mesclou ritmos distintos, misturando o coco de roda tradicional com batidas eletrônicas e incluíndo gêneros como rap, trap, rock, trance e noise eletrônico. O encerramento ficou por conta de Edy Fernandes e o tradicional bloco O Corujão. A agremiação está celebrando 28 anos de atividade e fez um grande arrastão do frevo pelas ruas da Vila da Fábrica.

Confira o restante da programação no Polo Dona Céa – Vila da Fábrica

Sábado 14/02 (a partir das 17h)

ENCONTRO DOS TAMBORES
OS CLARINS DE MOMO
GARNIZÉ
MARACATU CABEÇA DE NEGO
MARACATU NAÇÃO ENCANTO DO PINA
MARACATU NAÇÃO ESTRElA BRILHANTE DO RECiFE
BANDA DE PAU E CORDA 100% CAMARÁ
ESCOlA DE SAMBA COURO DE GATO
BANDA AFRO NAÇÃO CAMARÁ

Domingo 15/02

ORQUESTRA BICHO SOLTO
CIA DE A a Z
URSO PRETO MIRIM
URSO REVELAÇÃO
BOI DENDÊ
TRIBO TUPI GUARANI
URSO DOS DENDÊ
TRIBO CANINDÉ
URSO PRETO UNIÃO
AMANTE DAS FLORES

Segunda-feira 16/02

URSO DO OIÃO
BOI ALVI-NEGRO
COCO ZÉ DO BECO
COCO BESOURO MANGANGÁ
URSO DO TEU PAI
URSO BRANCO DE CAMARAGIBE
ESCOLA DE SAMBA COURO DE GATO
URSO SUPAPO
BOI CRIANÇA
BOI RUBRO NEGRO
EDUARDO DANTAS

Terça-feira 17/02

lARI MADIANO
CIA TRANS DE FREVO
WILL OFICIAL
URSO BRANCO DA AREINHA
URSO TRELOSO LOT. NAZARÉ
URSO PRETO MIRIM

Fotos: Lins Andrade/PMCg

Publicado em 14 de fevereiro de 2026

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO