Pela primeira vez, Casa Azul de Camaragibe celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo com programação diversa e inclusiva

Comemoração da data especial teve diferentes atividades, dinâmicas educativas, brincadeiras, lanche e interação social na sede do Ambulatório Integrado em Saúde Mental da Infância e Adolescência, no bairro da Tabatinga

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira (02/04), teve um gosto especial para a Casa Azul de Camaragibe. Pela primeira vez desde a sua fundação, em 2024, o equipamento de saúde que oferece acompanhamento multidisciplinar para portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos e seus familiares comemora a data reforçando a importância do respeito, da inclusão social e dos direitos da comunidade neurodivergente.

A programação começou no início da manhã e durante todo o dia foram realizadas várias atividades, dinâmicas educativas e interação social, além de inúmeras brincadeiras e lanche para toda a criançada e adolescentes portadores do TEA, no Ambulatório Integrado em Saúde Mental da Infância e Adolescência da Casa Azul, no bairro da Tabatinga. Pais e familiares de pacientes neurodivergentes e profissionais de saúde que trabalham na Casa Azul também participaram da celebração.

Presente ao evento, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, destacou a importância da data e o trabalho que vem sendo desenvolvido na Casa Azul. “Uma data muito importante para que sempre possamos refletir sobre as diferenças e através de muito empenho de todos os profissionais de saúde oferecer qualidade de vida, dignidade e todo o apoio à comunidade neurodivergente e seus familiares. A Casa Azul de Camaragibe tem se tornando uma referência nessa questão, com servidores que se dedicam integralmente à causa com muito amor e profissionalismo”, afirmou Diego Cabral.

Foto: Lins Andrade/PMCg

Ao comentar a celebração da data simbólica, a secretária de saúde de Camaragibe, Ana Perez, ressaltou a diferença que um equipamento de atendimento como a Casa Azul faz na vida da comunidade neurodivergente. “Mais de 300 crianças portadoras de autismo e outros transtornos são atendidas pela Casa Azul em Tabatinga, com diferentes serviços e especialidades médicas que favorecem o cuidado integral desses indivíduos. Camaragibe cumpre o seu papel de ser um modelo de inclusão social e respeito aos direitos dessa comunidade”, declarou.

Inaugurada em 2024, a Casa Azul de Camaragibe dispõe de 11 profissionais de diversas especialidades (psicólogo, psicopedagogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista, psiquiatra, enfermeira e assistente social) e sete salas de atendimento para crianças e jovens de até 16 anos O local oferece todo o acompanhamento multidisciplinar através da equipe que está apta a atender toda a comunidade neurodivergente com especialidades voltadas na área.

“A Casa Azul é um divisor de águas na vida dessas pessoas, pois a equipe multidisciplinar assegura a assistência especializada às pessoas portadoras do TEA e outros transtornos, bem como seus familiares, também com o apoio do Grupo de Apoio aos Pais de Pessoas com Autismo de Camaragibe (GAPPC). Hoje é um dia especial, pois pela primeira vez comemoramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo chamando atenção de toda a população e do poder público para esta importante causa”, disse Tatiana Pires, neuropsicopedagoga, psicanalista e coordenadora da Casa Azul de Tabatinga.

Também presente ao ato, o deputado estadual João de Nadegi (PV), autor da emenda parlamentar que possibilitou a destinação de R$ 600 mil para a construção da Casa Azul, compra de equipamentos, materiais de tratamento e contratação de profissionais de saúde para atuarem no órgão, reforçou o dever que a sociedade tem para com a causa. Presidente de uma comissão especial na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que debate soluções da causa autista, ele comemorou a data.

“Hoje é um dia especial, pois a Casa Azul celebra pela primeira vez o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para Camaragibe, a inauguração desse tão sonhado equipamento de saúde foi uma grande conquista. Mas vamos continuar fazendo muito mais, junto com o prefeito Diego Cabral, e trabalhar para destinar mais emendas à Prefeitura para melhorar a qualidade dos serviços e atender uma demanda crescente na cidade. Esse é nosso papel, ajudar a quem mais precisa”, destacou o deputado.

Conscientização O 2 de abril marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, instituído em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e consolidado no Brasil no ano seguinte através da Lei nº 13.652/2018. O objetivo é que este dia estimule a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os direitos das pessoas autistas e seus familiares, reduzindo a discriminação e o preconceito. O autismo afeta a comunicação, linguagem, comportamento e interação social, se manifestando de formas diferentes em cada indivíduo, com maior ou menor necessidade de suporte.

Já o termo autismo surgiu em 1908, mas somente a partir das décadas de 1970 e 1980 passou a ser considerado pelas autoridades de saúde um transtorno do desenvolvimento. Com o passar dos anos e o aumento da acessibilidade da informação, os diagnósticos passaram a ser mais comuns, o que desencadeou uma luta mais consistente por uma rede de atendimento multidisciplinar e por terapias específicas, além de um envolvimento mais eficiente na sociedade brasileira.

Publicado em 2 de abril de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO