Prefeitura de Camaragibe anuncia sanção da lei que institui o Conselho Municipal de Igualdade Racial no município

Anúncio feito pela vice-prefeita da Terra dos Camarás ocorreu no dia da V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial na cidade, que debateu políticas públicas de combate à discriminação e equidade entre os povos

A Prefeitura de Camaragibe anunciou, nesta sexta-feira (11/07), um importante dispositivo legal de equidade entre os povos e de combate a todo tipo de discriminação: a Lei nº 1046/20225, que instituiu o Conselho Municipal de Igualdade Racial, órgão que será um marco através de diretrizes para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao tema na Terra dos Camarás.

O anúncio da nova lei municipal foi feito pela vice-prefeita de Camaragibe, Comandante Débora, durante a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Camaragibe, promovida pela Secretaria de Assistência Social e realizada hoje no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau Caxangá), que reuniu secretários e servidores municipais, além de vários representantes das comunidades negra, quilombola, indígena, povos de terreiros e membros dos conselhos nacional e estadual de Igualdade Racial.

“Há muito tempo Camaragibe não realizava uma conferência da igualdade racial, um tema extremamente importante para a democracia. E hoje, com a competência de toda a equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, esta quinta conferência, um espaço de escutas e proposição de soluções, é uma prova do nosso compromisso em desenvolver políticas públicas de combate a todo tipo de discriminação e de apoio a igualdade entre todos na nossa cidade. A lei está sancionada e temos certeza de que o Conselho Municipal de Igualdade Racial será um grande parceiro da gestão para a criação de um ambiente de harmonia e igualdade entre todos os povos”, declarou Comandante Débora, ao representar o prefeito Diego Cabral na abertura do evento.

Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial teve como objetivos, segundo o secretário de Assistência Social, Marcos Leite, estabelecer diretrizes e avaliar a implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião e origem, nas esferas municipal, estadual e nacional. O titular da pasta explicou, inclusive, que o ato foi a primeira conferência municipal do assunto com a criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial.

“Não existia em Camaragibe um conselho municipal sobre igualdade racial, uma demanda de muitos anos dos representantes dessas comunidades aqui representadas. E esse é um compromisso do prefeito Diego Cabral, ao sancionar uma lei cujo projeto de lei foi discutido e aprovado na Câmara Municipal que oficializa o conselho. Com isso, Camaragibe poderá receber recursos federais para o desenvolvimento de políticas públicas de combate a todo tipo de discriminação e de amplo apoio à igualdade racial entre os povos. Hoje é um dia histórico para Camaragibe e estamos muito felizes por essa conquista, que é de todo o povo da Terra dos Camarás”, disse Marcos Leite.

Além de vários representantes das comunidades citadas, a conferência teve a participação dos conselheiros nacional e estadual de igualdade racial, Ricardo Herculano e Janaína Martins, respectivamente, e do diretor de Igualdade Racial e de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social do município, Gilmar Camará, que é professor e historiador. Gilmar, que também integra a Comissão Nacional do Movimento Negro Unificado e outros 250 conselhos municipais de Igualdade Racial, ressaltou que o novo conselho municipal é um passo importante na história da cidade.

“Camaragibe tem cerca de 67% de sua população de raça preta e parda, distribuída em grupos de povos de matriz africana, quilombola e ciganos, segundo o IBGE, e havia um clamor de toda a sociedade pela criação do conselho. O prefeito Diego Cabral sempre foi sensível a este tema da igualdade racial e isso é um avanço para a nossa cidade. Com a instituição do conselho, agora será possível, por exemplo, termos acesso a recursos federais do Plano Brasil Quilombola para o desenvolvimento de várias políticas públicas de apoio a esses povos, seja na educação, na cultura e na saúde. Hoje, damos um passo essencial para mudar a nossa história”, frisou Gilmar Camará.

O secretário Marcos Leite informou, no encerramento da conferência, que nos próximos dias a Secretaria de Assistência Social de Camaragibe lançará um edital completo no Diário Oficial do município com todas as informações e regras para a realização da eleição dos primeiros membros do Conselho Municipal de Igualdade Racial, que deve ocorrer, provavelmente, no segundo semestre deste ano.

Publicado em 11 de julho de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO