Com mais de R$ 31 milhões em investimentos, gestão municipal marcou o aniversário de emancipação política com entregas na infraestrutura, reforço na rede de proteção às mulheres, atividades culturais e momentos de celebração com a população
A comemoração dos 44 anos de emancipação política de Camaragibe, nesta quarta-feira (13/05), mostrou que o maior presente de aniversário foi voltado para a população. Desde as primeiras horas do dia, a Prefeitura marcou a data com entregas e ações que fortalecem a área social e os serviços, com investimentos de mais de R$ 31 milhões, que vão melhorar a rotina da cidade. No fim da tarde, a programação ganhou um clima de alegria e integração com atividades voltadas para as crianças, na Vila da Fábrica, com apresentações culturais, brincadeiras e a premiação dos estudantes vencedores do concurso de redação. Encerrando as comemorações em ritmo de festa, moradores e autoridades se reuniram para cantar os parabéns pelos 44 anos de Camaragibe e participar do tradicional corte do bolo em homenagem ao município.
Nesse clima festivo, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, fez um breve balanço da programação que, segundo ele, foi marcada por integração e celebração voltadas para as famílias e para a população. Para o prefeito, as comemorações simbolizaram um novo momento vivido pela cidade, com investimentos históricos e ações direcionadas para melhorar a vida das pessoas. “O maior presente deste aniversário foi entregar obras, assinar ordens de serviço e garantir investimentos que vão melhorar a vida do nosso povo. Estamos realizando o maior projeto de contenção de encostas da história de Camaragibe, além de fortalecer ações nas áreas social, cultural e de infraestrutura”, afirmou.
Confira o passo a passo das atividades que movimentaram a cidade, desde o anúncio de obras históricas até o momento de lazer das famílias:

A manhã começou com um marco histórico. O prefeito Diego Cabral e a governadora Raquel Lyra assinaram a Ordem de Serviço para maior obra de contenção de encostas da história da cidade. As áreas beneficiadas estão nos bairros Alto de Santo Antônio e dos Estados. Com um aporte de R$ 31 milhões, a obra utilizará a técnica de solo grampeado para garantir a segurança das famílias em áreas de risco.

“Mais uma vez, a governadora Raquel Lyra nos dá uma prova do seu compromisso não apenas com Camaragibe, mas também com todo o estado de Pernambuco. Essa obra, tão aguardada pela população, será o maior projeto de contenção de encostas da história da nossa cidade, algo jamais visto nesses 44 anos de emancipação, trazendo segurança para quem mora nessas áreas e sendo um marco de eficiência no período chuvoso”, disse o prefeito Diego Cabral.

A rede de proteção feminina foi fortalecida com a inauguração da nova sede do Centro de Referência da Mulher Andrelina Lopes (CRM). O equipamento, liderado pela vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Comandante Débora, agora conta com equipe multiprofissional ampliada, oferecendo suporte jurídico, psicológico e social para mulheres em situação de vulnerabilidade.
“O Centro de Referência é uma porta de acolhimento e cuidado. Ampliar essa estrutura significa oferecer mais segurança, orientação e suporte para que as mulheres possam reconstruir suas vidas”, destacou a Comandante Débora.

Durante a tarde, o prefeito Diego Cabral assinou a ordem de serviço para as obras de pavimentação da Rua Antônio Camilo, no bairro do Viana. A intervenção prevê a implantação de piso intertravado de concreto, além de serviços de drenagem, terraplanagem e sinalização viária completa.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, a via possui 508 metros de extensão. Com investimento de R$ 1,5 milhão, o projeto também inclui a construção de escadaria de acesso, instalação de corrimão, execução de drenagem com canaletas e implantação de muro de contenção.

A dimensão espiritual da celebração foi vivenciada na Igreja do Sagrado Coração, na Vila da Fábrica, na noite desta quinta-feira (12/05). A missa em ação de graças reuniu moradores e autoridades em um momento de profunda oração pela trajetória da cidade. A celebração reforçou os laços comunitários e a gratidão pelas conquistas alcançadas nestas mais de quatro décadas de emancipação.

O clima de festa tomou conta da frente da Galeria da Vila no fim da tarde. O espaço foi transformado em um parque de diversões gratuito para o público infantil, com brinquedos, personagens vivos e a apresentação especial do Balé da Professora Tina. O evento proporcionou momentos de integração e alegria para as famílias camaragibenses.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e da Fundação de Cultura e Turismo, também celebrou o potencial intelectual dos estudantes com o Concurso Municipal de Redação. Com o tema “Camaragibe – histórias que o tempo contou e histórias que ainda vamos escrever”, a iniciativa valorizou a criatividade, a escrita e o olhar dos alunos sobre a trajetória e o futuro da cidade. A cerimônia reuniu participantes de diversas categorias e reconheceu os dez trabalhos selecionados, premiando os estudantes com bicicletas, tablets, celulares, notebook e viagens. O momento ainda foi marcado por homenagens aos professores, reconhecendo o papel fundamental dos educadores na formação e no futuro dos estudantes.
Para o prefeito Diego Cabral, a premiação dos vencedores do concurso de redação foi um dos momentos mais simbólicos deste aniversário de 44 anos. “Ver o olhar desses jovens sobre Camaragibe nos mostra que estamos no caminho certo ao investir na educação. Quero que a nossa comunicação registre o rosto e a história de cada um desses estudantes para que possamos compartilhar com a população. Todos precisam conhecer essas trajetórias. São relatos que mostram o que a nossa cidade tem de melhor sob a ótica de quem representa o nosso futuro”, disse.
Confira quem foram os vencedores:
Anos Iniciais (4º e 5º ano): 1º Yasmim Vitória da Silva; 2º Wiliane Beatriz da Silva; 3º Maria Flor Ferreira Fonseca de Azevedo.
6º e 7º Ano: 1º Sophia Holanda Schotk; 2º Laura Vitória Arruda; 3º Pedro Henrique Germano.
8º e 9º Ano: 1º Leticia da Silva Leitão; 2º Tereza Cristina de Lima Gomes.
EJA: 1º Maria José da Silva; 2ª Rosângela Patrícia dos Santos.

Encerrando as comemorações em grande estilo, a festa tomou conta da histórica Vila da Fábrica, local onde Camaragibe começou a construir sua história e que agora recebeu a celebração dos 44 anos de emancipação da cidade. Ao som do “parabéns pra você”, cantado por moradores, estudantes e autoridades, o prefeito Diego Cabral comandou um dos momentos mais esperados da programação: o tradicional corte do bolo.
Em um gesto simbólico, o prefeito dividiu esse momento com os estudantes vencedores do concurso de redação, reunindo a história da cidade e a esperança nas novas gerações. A primeira fatia do bolo foi entregue a Messias, personagem conhecido e querido pelos moradores, como forma de homenagear todos que ajudam a construir a identidade de Camaragibe todos os dias.
FOTOS: Carol Bezerra, Lins Andrade e Francisco Barbosa/PMCg
Publicado em 13 de maio de 2026
Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO