Prefeitura investe em educação ambiental nas escolas de Camaragibe

As aulas de sustentabilidade abrangem noções de reciclagem e plantio de mudas

Os 400 alunos da Escola Municipal Rita Neiva de Oliveira já estão acostumados com as lições sobre a preservação do Planeta. O ensino ambiental acontece dentro e fora da sala. Os estudantes plantaram e cuidam de uma horta, além de terem passado por ações de reflorestamento e fazerem a reciclagem. Essa preocupação com o meio ambiente está presente em todas as escolas da rede municipal.

“A educação ambiental é um projeto de futuro, de perspectiva. Em todas as escolas de Camaragibe nós estamos com projetos de sustentabilidade. Quando a gente pensa no meio ambiente, formamos novos cidadãos que refletem a sua própria relação com a natureza”, defende o secretário de Educação, Iran Escobar. O secretário adiantou que no final do ano vai acontecer uma grande feira reunindo as experiências ambientais desenvolvidas nas escolas.

A diretora da escola Rita Neiva, Anna Laura, conta que a instituição, que fica localizada em uma uma área de proteção ambiental, a APA Aldeia-Beberibe, sempre buscou realizar projetos de conscientização e preservação. “Nossos alunos, em parceria com empresas de Aldeia, já realizaram o reflorestamento da mata ciliar do Rio Mina com espécies nativas, como ipê, jenipapo, araçá e canela. As turmas do 5º ano acompanham o desenvolvimento dessa ação, que se consolidou como um exemplo para as futuras gerações”, diz, orgulhosa.

Durante todo o ano letivo a escola realiza coleta seletiva de materiais recicláveis que são destinados à doação. O projeto de Meio Ambiente baseado na educação afrorreferenciada, faz o plantio de mudas de baobás. Outra ação é a horta escolar que, interligada a outras disciplinas, compõe o Projeto Meio Ambiente Empreendedor, onde as crianças estão plantando verduras, flores e hortaliças para uma feirinha que será a culminância do projeto. “Neste percurso, temas como alimentação saudável, área, perímetro, solo, clima, entre outros, também são vivenciados”, completa a diretora.

Com a experiência de 15 anos falando sobre ecologia na escola, a professora Alaide Moraes já ajudou a conscientizar dezenas de alunos sobre a sustentabilidade. “É muito importante deixar para as próximas gerações um mundo mais consciente e bem mais saudável”, afirma.

O exemplo desse comprometimento pode ser comprovado nos corredores da escola. Adriano Cabral, 10 anos, tem a lição na ponta da língua. “Nós devemos plantar pra ajudar a natureza. Ela ajuda a gente com o ar puro”, explica. Nívia Victoria, aluna do 4º ano, completa: “É importante reciclar para proteger o planeta de contaminações”. Aos 9 anos, Milena Silva diz que tudo que aprende na escola leva para casa e amigos. “Ajudando a natureza, nós ajudamos as pessoas também e mantemos a vida no planeta”, finaliza.

Fotos: Francisco Barbosa/PMCg

Publicado em 2 de setembro de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO