Prefeitura promove audiência pública para discutir o orçamento

A população foi convidada a opinar sobre metas e prioridades previstas na LDO

Os cidadãos de Camaragibe participaram na manhã desta segunda (21) de uma Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Durante a manhã foi feita uma explanação sobre a LDO que estabelece as metas e prioridades, servindo de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e garantindo a compatibilidade com o Plano Plurianual (PPA).

Representando o prefeito Diego Cabral, a vice-prefeita, Comandante Débora, recepcionou os participantes salientando que o encontro era um “Espaço de democracia, de participação popular, de transparência. Estamos à disposição para ouvir. Como diz o prefeito ‘quem escuta mais, erra menos’, afirmou.

Para o secretário extraordinário de Articulação Institucional, Wagner Maciel, a audiência foi bastante produtiva.  “Tivemos a presença de vários representantes da sociedade civil organizada, movimentos sociais, estudantes e servidores que apresentaram contribuições relevantes que serão utilizadas como subsídio para a elaboração da proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias”, avaliou. 

O secretário antecipou que  entre agosto e setembro vai acontecer uma nova mobilização. “Queremos ouvir as pessoas sobre a  lei do Plano Plurianual, que  pensa a cidade  para os próximos quatro anos. Também vamos colher propostas para o orçamento de 2016. Essa é uma marca da gestão: ouvir as demandas, as prioridades para elaborar peças orçamentárias que atendam os desejos e necessidades da população”, afirmou Wagner.

O especialista em contas públicas, Osmar Bruno, iniciou a audiência explicando como funciona as despesas e receitas do município. Foram repassadas noções da lei de responsabilidade fiscal, que estabelece regras para o controle das contas públicas, equilíbrio fiscal e riscos fiscais. Depois da explicação começou a escuta popular. Temas como habitação, saúde, segurança, cultura e políticas públicas para adolescentes foram levantados.

Líder comunitária do bairro das Carmelitas, Silvia Gonçalves, conhecida como galega, elogiou a iniciativa da gestão de trazer a discussão orçamentária para a população, “Essa transparência é muito boa para que a população saiba o que está sendo feito, quais são as metas e prioridades da prefeitura e onde o dinheiro está sendo aplicado”, salientou.

Outras próximas a audiências públicas vão acontece nas 5 RPAs do município.

Publicado em 21 de julho de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO