Prefeitura promove festa infantil para marcar retomada do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nos CRAS

Ideia é ampliar o atendimento implantando, também, atividades esportivas

Uma festa com muita atividade lúdica marcou a retomada do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em três dos cinco CRAS de Camaragibe. A secretária de Desenvolvimento, Assistência Social, Direitos Humanos, Juventude e Combate à Fome, Dra Daiana, visitou as unidades dos Centros de Referência de Assistência Social nos bairros de Alberto Maia, Timbi e Tabatinga. Cada um deles atende, em média, 30 crianças e está reativando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

“É um serviço extremamente importante. Nós reforçamos os vínculos familiares, conseguimos identificar as crianças em vulnerabilidade social e trazer para as unidades. Nossa ideia é fazer um trabalho intersetorial junto com a Secretaria de Esportes, para realizar, também, atividade física, tanto para o grupo de crianças quanto para o de idosos. Depois pretendemos ampliar para outras parcelas da população”, adiantou Dra Daiana.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é uma política pública da Assistência Social que visa fortalecer os laços entre famílias e comunidades, prevenir situações de risco e promover a inclusão social e cidadania por meio de atividades em grupo.

Jaqueline Karine, mãe de Philipe, de três anos, estava feliz com a retomada do SCFV. “Ele gosta muito de vir, aprende e transmite pra gente em casa”, disse a moradora do bairro de Santa Mônica. Também moradora de Santa Mônica, Jéssica Patrícia tem duas filhas atendidas no serviço: Riana, 12 anos, e Rilari, 9. “Eu acho ótimo. Elas se desenvolvem muito participando das atividades aqui”, contou Jéssica.

Fotos: Lins Andrade/PMCg

Publicado em 29 de outubro de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO