Home / Noticias / Prefeitura reúne equipe da Defesa Civil para avaliar primeiros registros de chuvas em Camaragibe em 2025 

Prefeitura reúne equipe da Defesa Civil para avaliar primeiros registros de chuvas em Camaragibe em 2025 

Reunião entre o prefeito, secretário da pasta e diretores alinhou o acompanhamento mapeamento e obras de manutenção e prevenção em áreas de risco no município 

Diante dos primeiros registros de chuvas no Grande Recife em 2025, na madrugada desta segunda-feira (13), o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, reuniu a equipe da Secretaria de Defesa Civil para avaliar as precipitações e iniciar o acompanhamento das ações no município. Pela manhã, o gestor recebeu o titular da pasta, coronel Luciano Fonseca, e diretores, para uma reunião de monitoramento dos índices e prevenção. 

“O monitoramento e a prevenção são essenciais para que a prefeitura realize um trabalho eficiente e consistente de segurança nas áreas de risco do município. A nossa Defesa Civil está atuando após os primeiros registros de chuvas, nesta madrugada, que estão dentro da normalidade. Mas já estamos mapeando locais e com equipes nas ruas realizando um trabalho de manutenção e prevenção”, declarou Diego Cabral. 

De acordo com o secretário de Defesa Civil, coronel Luciano Fonseca, os registros da madrugada de hoje em Camaragibe variaram entre 10 e 11 milímetros, considerado normal para os padrões do período nas estatísticas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), cujo alerta meteorológico de chuvas de intensidade moderada a forte no Grande Recife e na Zona da Mata de Pernambuco foi emitido ontem. 

Foto: Carol Bezerra/PMCg

Ne reunião de hoje, o prefeito e o secretário também alinharam a atualização e o acompanhamento do estoque de lonas da prefeitura destinado às áreas de risco, a parceria com a Secretaria de Infraestrutura para a limpeza de pontos considerados críticos e a manutenção de escadarias, canaletas, muros de arrimo e geomantas. Diego Cabral reforçou que o município já tem garantidos R$ 43 milhões, através do PAC Seleções, para obras nas áreas de riscos, que deverão começar em setembro deste ano. 

Além desses pontos, o secretário informou ao gestor que a pasta também já começou um trabalho em três frentes: treinamento de toda a equipe da secretaria de Defesa Social (planejamento e emergências), identificação de possíveis novos locais de risco e vulnerabilidade de antigos pontos, e a necessidade de serviços de prevenção e manutenção. Além disso, a pasta também informou que está avaliando alguns projetos de locais que poderão receber a instalação de geomanta.

“Também estamos formatando um boletim diário de controle da pluviometria, que será uma rotina de acompanhamento da secretaria, justamente para fortalecer o trabalho de monitoramento e prevenção, tendo em vista que o inverno ainda vai chegar. Por enquanto, os índices pluviométricos desta madrugada estão dentro da normalidade. A população pode ficar tranquila, pois estamos acompanhando por ferramentas seguras toda essa intensidade pluviométrica”, destacou coronel Luciano Fonseca. 

Publicado em 13 de janeiro de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO