Primeira noite da Paixão dos Camaras emociona público em Camaragibe

A cidade de Camaragibe vivenciou nesta sexta-feira (18/04) momentos de emoção e reflexão com a primeira noite da Paixão dos Camarás, espetáculo teatral que apresenta uma releitura da tradicional Paixão de Cristo. A encenação aconteceu com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e das Secretarias Seplama, Desenvolvimento Econômico, Coordenadoria da Mulher, Saúde e Segurança Pública.

Neste ano, a montagem dirigida por Anderson Henry trouxe novidades importantes, como a realização de um culto ecumênico e o fortalecimento de narrativas femininas ao longo da peça. “Esse é um ano de consolidação de ideias. Nosso cartaz de divulgação traz Cristo cercado por mulheres, o que simboliza a preocupação do espetáculo com o olhar feminino. Incluímos personagens como Herodíade e Cláudia, esposa de Pilatos, e destacamos o momento da mulher apedrejada, que provoca uma reflexão atual sobre a violência contra a mulher”, destacou o diretor, que se despede da direção do espetáculo após três anos no comando do espetáculo.

Foto: Lins Andrade/PMCg

Com mais de 110 participantes, entre atores, atrizes, figurantes e corpo de baile, a produção se consolida como uma das mais expressivas do município. Para Anderson, a principal mensagem continua sendo a de amor e respeito. “Mesmo com ideias diferentes, podemos viver juntos e respeitar as verdades uns dos outros. Isso é o que Cristo nos ensinou”, reforçou.

Rosa Santana, presidente da Fundação de Cultura de Camaragibe, ressaltou a importância do evento para o calendário cultural da cidade. “A Paixão dos Camarás é realizada pelo grupo Risadinha, que há anos movimenta a cena cultural local. É um espetáculo feito por artistas da terra, para o povo de Camaragibe. O apoio da prefeitura, através do prefeito Diego Cabral, foi fundamental. Nosso objetivo é tornar esse evento uma referência também no calendário estadual”, afirmou.

Foto: Lins Andrade/PMCg

O público presente se emocionou com a encenação. A moradora Celeste Barbosa, de 64 anos, falou da importância da iniciativa. “É muito bonito ver a cidade dando espaço para a cultura e tratando de temas tão importantes. Saí daqui tocada”, contou.

A Paixão dos Camarás segue com apresentações até o fim de semana, oferecendo ao público de Camaragibe e região noites de fé, arte e reflexão.

Publicado em 18 de abril de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO