Saeb 2025: 1.620 estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de Camaragibe participam de avaliação do Inep

Exames acontecem a cada dois anos e servem como indicativos para a melhoria da qualidade da aprendizagem

Uma das avaliações mais importantes para atestar a qualidade do ensino brasileiro já começou. Desde a última segunda-feira (20/10), 1.620 estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental de 22 escolas municipais de Camaragibe participam das aplicações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, cuja prova é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir o desempenho dos estudantes e diagnosticar a qualidade da educação básica brasileira. A conclusão das avaliações será na próxima sexta-feira (24/10).

Com o compromisso de fortalecer o processo avaliativo e aprimorar as práticas pedagógicas de olho também no Saeb 2025, a Secretaria Municipal de Educação de Camaragibe promoveu, ao longo deste ano, estudos e formações voltadas aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores, com ênfase na análise e utilização dos resultados educacionais como instrumentos de planejamento e tomada de decisão.

O secretário de Educação, Iran Escobar, explicou que os resultados do Saeb são usados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador importante e determinante para a melhoria do sistema educacional no país. “Com a avaliação, podemos fazer um verdadeiro raio-x da educação municipal, acompanhado a evolução da aprendizagem, identificando as deficiências e planejando políticas públicas mais eficazes” disse.

Além do planejamento, Iran Escobar destacou que as escolas da rede municipal de ensino da Terra dos Camarás realizaram diversas ações de preparação e engajamento junto aos estudantes, incluindo aulões, intensivos, gincanas e quizzes, reforçando o envolvimento e a motivação dos alunos nesse importante momento. A gestão municipal reafirma, assim, seu compromisso com a qualidade e equidade da educação pública, o fortalecimento da aprendizagem e o uso pedagógico das avaliações como ferramentas de transformação e avanço no ensino.

Uma dessas ações, de acordo com a pasta, foi o “Aulão do 5º ano”, realizado no início de setembro, que reuniu mais de 1,5 mil alunos de 22 escolas municipais para revisar conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática que são cobrados nas avaliações do Saeb e nas outras avaliações externas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) e do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), este último parte da Plataforma de Avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Todos esses exames serão finalizados até o mês de novembro.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Saeb é realizado desde 1990 e passou por uma série de aprimoramentos teórico-metodológicos ao longo das edições. Nas últimas duas, e também na aplicada no ano de 2023, foi possível verificar avanços com a implementação de diversas novidades, em especial as voltadas à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Fotos: Secretaria de Educação

Publicado em 22 de outubro de 2025

Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO