De acordo com a pasta, qualificação ATM (Apoio Técnico Municipal) fortalece a gestão local e aprimora a execução dos serviços e programas socioassistenciais
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Direitos Humanos, Juventude e Combate à Fome de Camaragibe iniciou, nesta terça-feira (25/11), uma importante capacitação para técnicos dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS): a qualificação ATM (Apoio Técnico Municipal), que fortalece a gestão local e aprimora a execução dos serviços e programas socioassistenciais.
“É sempre importante todo tipo de capacitação profissional que fortaleça a gestão das secretarias municipais, o que acaba refletindo no avanço da gestão municipal como um todo. Os CREAS e CRAS têm um papel fundamental na prestação de serviços sociais e naquelas situações mais complexas, então todo treinamento que traga mais conhecimento para os servidores é valido. Eu agradeço ao Governo de Pernambuco por essa parceria tão importante”, declarou o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Direitos Humanos, Juventude e Combate à Fome, Dra. Daiana, neste primeiro dia 41 servidores da pasta começaram a qualificação, que está sendo realizada no auditório da Escola Técnica Estadual (ETE) Alcides do Nascimento Lins, na Vila da Inabi, mas mais de 150 técnicos da pasta receberão o treinamento, que é realizado em parceia com o Governo de Pernambuco, no âmbito do CapacitaSUAS/PE, do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social.
“Essa capacitação, denominada ATM (Apoio Técnico Municipal) para técnicos de CRAS e CREAS refere-se, também, a orientações técnicas contínuas para os gestores e servidores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios do estado. Eu agradeço ao Governo de Pernambuco pela sensibilidade em trazer para Camaragibe um treinamento tão importante e eficiente, pois assegura à população em situação de vulnerabilidade a eficiência e a qualidade do atendimento da secretaria, fortalecendo e consolidando as políticas públicas de assistência social”, frisou Dra. Daiana.

Entre os objetivos da capacitação ATM estão o fornecimento de conhecimento para o uso adequado de ferramentas de informação e sistemas (como o CadÚnico e o e-PCF), a padronização dos serviços oferecidos nos CRAS e CREAS, o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o monitoramento e avaliação de indicadores de diagnóstico e dos planos municipais de assistência social. O público-alvo principal são os gestores e técnicos das secretarias de assistência social, coordenadores e equipes de referência dos CRAS, CREAS, e Centros Pop. Com conteúdo distinto, as capacitações são realizadas por meio de encontros, oficinas e cursos.
Fotos: Carol Bezerra/PMCg
Publicado em 25 de novembro de 2025
Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO