Evento aconteceu na última sessão do ano na Câmara de Vereadores
Dentro da mobilização dos “21 Dias de Ativismo” e do dia “Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, promoveu na manhã desta terça-feira (09/12), um ato na Câmara de Vereadores de Camaragibe. A vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Comandante Débora, agradeceu a parceria e o acolhimento do legislativo municipal.
“Estamos vivendo um momento delicado, mas também de muita força e determinação. Temos certeza que estamos no caminho e com as parcerias certas para vencer a barbárie que ainda assola as mulheres. Nos reunimos nesta casa para selar um compromisso que precisa ser diário: combater a violência de gênero”, ressaltou Débora, lembrando ainda que a campanha do Laço Branco – mobilização de homens no combate à violência de gênero – existe para ressaltar que essa é uma responsabilidade coletiva.

A coordenadora metropolitana da Secretaria da Mulher do Estado, responsável pela articulação e fortalecimento de políticas públicas, Renata Spínola, disse que era uma honra participar deste momento em Camaragibe, município que tem uma história de luta das mulheres. “O movimento do Laço Branco foi criado em 1991, no Canadá, após um massacre contra mulheres numa escola. Quero ressaltar esse chamamento dos homens para essa pauta. Eu venho acompanhando como Camaragibe vem evoluindo na questão dos avanços das políticas públicas para as mulheres” testemunhou Renata.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Paulo André, os avanços também são visíveis, a começar para a estrutura que foi evoluindo de diretoria até chegar a secretaria. “Agora tem a autonomia de poder realizar o real papel de fazer valer os direitos das mulheres no nosso município”, afirmou Paulo.

O delegado Joel Venâncio fez um breve balanço das ações de repressão ao feminicídio na cidade. “Fizemos, até hoje, 431 pedidos de medidas protetivas, o que dá mais de um pedido por dia. Somente no mês de novembro foram 8 prisões. É a força da lei, mas essa parceria com a secretaria é muito importante pois tem toda uma rede de proteção: acolhimento, assessoria jurídica. A Prefeitura mantém uma Sala Lilás na delegacia que funciona muito bem, temos ainda uma importante parceria com a Guarda Municipal e a Brigada Maria da Penha”, explicou Joel.
O ato “Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher – Campanha do Laço Branco”, que teve a participação de todos os vereadores, lotou o auditório da Câmara de Vereadores, inclusive com a presença maciça dos integrantes da Guarda Municipal. Os “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” vão de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) a 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres é celebrado no dia 6 de dezembro, mesma data que marca a campanha do Laço Branco.
Fotos: Lins Andrade/PMCg
Publicado em 9 de dezembro de 2025
Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO