Evento cultural terá concentração a partir das 8h na Praça da Gruta, em frente ao Camará Shopping, e atrações musicais
No próximo domingo (23/11), criadores de animais de pecuária de Camaragibe têm um encontro marcado a partir das 8h na Praça da Gruta, em frente ao Camará Shopping. É a segunda edição da Missa do Vaqueiro, evento cultural da Terra dos Camarás que se inspirou na tradicional celebração homônima de Serrita, no Sertão pernambucano, e chega para o segundo ano valorizando e fomentando as raízes nordestinas e o personagem central desse cenário: o vaqueiro aboiador.
A organização do evento, que tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura E Esporte de Camaragibe, e do deputado estadual João de Nadegi (PV), preparou uma programação especial para esta edição. A grade começa com a concentração e o café da manhã, entre as 8h e 10h, na Praça da Gruta. Depois, o grupo de vaqueiros segue em cortejo pelas ruas de Camaragibe através de um percurso que passará pelas avenidas Manoel Honorato da Costa, Belminio Correia e General Newton Cavalvante. Uma missa também será celebrada pelo Padre Gimesson Silva.
De acordo com Miro Caçador, organizador da Missa do Vaqueiro, cerca de 700 vaqueiros devem participar do evento, que nesta segunda edição vai homenagear Seu Cláudio, saudoso morador de Camaragibe que foi um grande incentivador das raízes culturais nordestinas. “A Missa do Vaqueiro foi criada para valorizar os pequenos criadores de gado, cavalos e animais da pecuária, que são muitos em Camaragibe, e amantes da cultura nordestina. É uma maneira de fortalecer as tradições”, afirmou Miro Caçador.
Após a cavalgada, será a vez da parte festiva do evento. A organização da Missa do Vaqueiro fechou a programação com as seguintes atrações: Forró Cavalo de Ouro, Lane Mel, Alessandro Roseno e Voadores do Forró, como a principal. Entre as apresentações dos artistas haverá também um paredão de som que vai animar o público. Os participantes terão ainda apoio da Secretaria de Segurança e Ordem Público, por meio da Guarda Civil Municipal (GCMC) e da Brigada de Trânsito, bem como da Polícia Militar.
Foto: Francisco Barbosa/PMCg
Publicado em 21 de novembro de 2025
Por SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO