Órgão central de planejamento, coordenação e execução de políticas públicas voltadas a administração da Guarda Municipal de Camaragibe e pelas questões municipais relativas à Ordem Pública, Segurança, e ao Trânsito, auxilia o Estado no exercício das atividades de segurança pública mediante política governamental própria; formula, articula e implementa a política de trânsito no Município; atua de maneira preventiva, participativa e articulada, visando à convivência cidadã; promove integração das ações de sua competência com os demais órgãos de Defesa Social e Segurança do Município, Estado e Governo Federal; fomenta acordos de cooperação e intercâmbio com órgãos e entidades oficiais, agentes diversos da comunidade e instituições nacionais e estrangeiras ligadas à política de segurança pública e defesa social do Município; formula em conjunto com outras Secretarias Municipais de Camaragibe, projetos para captação de recursos para financiar programas e ações na área de sua competência; prestar suporte técnico e administrativo aos Conselhos vinculados à sua área de atuação; subordinada ao Chefe do Poder Executivo.